Defensoria Pública de SP inaugura nova sede em Itaquaquecetuba

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 3 de Agosto de 2012 às 15:00 | Atualizado em 3 de Agosto de 2012 às 15:00

A Defensoria Pública de SP inaugurou na manhã desta sexta-feira (03/08) sua nova sede na cidade de Itaquaquecetuba. O espaço está localizado na Rua Vereador José Barbosa de Araújo, nº 317, Vila Virgínia. A unidade conta com 5 Defensores Públicos, que atuam nas áreas cível, família, fazenda pública e infância e juventude. O atendimento ao público é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
 
A nova sede da instituição dispõe de ambiente arejado e espaçoso, além de um fraldário e uma brinquedoteca para as crianças que aguardam o atendimento dos pais. O novo espaço também está de acordo com padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção.
 
Durante a solenidade de inauguração, a Defensora Pública-Geral, Daniela Sollberger Cembranelli, ressaltou a alegria que permeia todos os Defensores quando a instituição consegue expandir seus trabalhos. “Sempre é motivo de alegria inaugurar uma unidade, especialmente esta, ampla, totalmente equipada, com infraestrutura adequada, para atender com qualidade a população carente de Itaquaquecetuba”, disse ela. “Nossa preocupação é firmar como paradigma de atendimento ao público, um serviço de excelência, com humanidade e qualidade”, concluiu.
 
O Coordenador da Regional de Mogi das Cruzes da Defensoria, Defensor Francisco Romano, ressaltou que a inauguração de uma unidade da Defensoria em Itaquaquecetuba não é por acaso. “A cidade de Itaquaquecetuba, segundo o IBGE, tem cerca de 326 mil habitantes e sofre de uma imensa vulnerabilidade social. No índice de vulnerabilidade municipal, criado pelo projeto Mais e Melhor Justiça para Todos, a cidade tem um dos piores índices”, disse ele. “A Defensoria Pública terá um grande trabalho aqui, não apenas jurídico, mas de mediação de conflitos, fortalecimento da rede social, contato com todas as instituições do município”, complementou.
 
Compareceram à solenidade Armando Tavares Filho (Prefeito de Itaquaquecetuba), Procurador Augusto Farias (representando o Procurador Geral de Justiça), Wagner da Costa (representando a Ordem dos Advogados do Brasil), Márcia Garutti (Defensora Pública Corregedora-Geral), Luciana Zaffalon (Ouvidora-Geral da Defensoria Pública),Vitore Maximiano (2º Subdefensor Público-Geral do Estado), Lívia Correia Tinoco (Defensora Pública Coordenadora da Unidade de Itaquaquecetuba), Bruno Diaz Napolitano (Vice-Presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos), entre outras autoridades.