Campanha “Unidos pelo Desarmamento”: Defensoria, Secretaria de Justiça e Instituto Sou da Paz promovem arrecadação de armas de fogo em CICs da Capital, na próxima semana (13 a 18/8)
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
“Perdi um filho de 20 anos por causa de uma arma de fogo. Sempre vi o responsável andando por aí com ela. Se eu tivesse feito uma denúncia, como depois eu descobri que era possível fazer, talvez tivesse sido possível salvar a vida dele. Minha vontade é de gritar bem alto de tanto sofrimento, mas a vida precisa seguir. Acredito que a situação pode melhorar”.
Para evitar depoimentos como o do senhor Silvio dos Santos, a Defensoria Pública de SP inicia na próxima segunda-feira (13/8) a segunda etapa da campanha “Unidos pelo desarmamento”, integrada também pela Secretaria de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania e pelo Instituto Sou da Paz. Durante uma semana (13 a 18/8), os Centros Integrados de Cidadania (CICs) vão arrecadar armas de fogo entregues pela população. Após a arrecadação, a Polícia Militar irá promover suas destruições nos próprios locais, nos termos previstos pela lei.
O recolhimento da armas será feito em cinco CICs da Capital – Norte, Sul, Leste, Oeste e Feitiço (veja endereços abaixo).
Nos últimos meses entre junho e agosto, Defensores Públicos realizaram palestras sobre o desarmamento para a população; folders informativos também foram distribuídos – clique aqui para acessá-los em formato digital.
O 1º Subdefensor Público-Geral, Davi Eduardo Depiné, presente durante o lançamento da campanha, disse ser uma “imensa honra registrar essa parceria”. “Ressalto a importância que esse trabalho tem para a promoção de uma cultura de paz, que evite a ideia ilusória de que para combater a violência, é necessária mais violência”.
O Secretário Adjunto de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania, Fabiano Marques de Paula, disse se tratar de uma parceria “que nos honra muito. Agradeço a abertura da Defensoria ao evento, que é uma instituição nova no Estado, mas que rapidamente tem alcançado todo o respeito da sociedade paulista, a quem serve”.
Melina Risso, Diretora do Instituto Sou da Paz, disse que a campanha é movida pelo mote “quanto menos armas, menos mortes”. “As pessoas precisam saber do perigo de uma arma de fogo dentro de casa e também da viabilidade de uma entrega fácil pela população. Uma capilarização dos postos de entregas voluntárias de armas fará de São Paulo um caso de grande sucesso. Vamos conseguir, sim, um Estado muito mais seguro”, afirmou.
Serviço
Campanha Unidos pelo Desarmamento
Defensoria Pública, Secretaria do Estado da Justiça e da Cidadania e Instituto Sou da Paz
Entrega das armas: de 13 a 18 de agosto
Locais de Recebimento:
CIC Norte - Jova Rural
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Jova Rural - Jaçanã
CIC Sul - Jardim São Luís
Rua José Manoel Camisa Nova, 100 - Jardim São Luís
CIC Leste - Itaim Paulista
Rua Padre Virgílio Campello, 150 - Encosta Norte - Itaim Paulista
CIC Oeste - José Soares da Silva
Estrada de Taipas, 99 - Jardim Panamericano - Jaraguá
CIC Feitiço da Vila
Estrada de Itapecirica, 8887 - Capão Redondo