Defensores paulistas participam do Fórum Mundial de Direitos Humanos nesta semana, em Brasília
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Defensores Públicos paulistas participam nesta semana de atividades do Fórum Mundial de Direitos Humanos, que será realizado em Brasília, entre os dias 10 e 13/12.
O Fórum é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos. A programação conta com conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento.
Os Defensores Públicos de São Paulo irão patrocinar as seguintes atividades:
Debatendo os direitos da população em situação de rua e a atividade de Defensoria Pública (dia 11/12) – evento coordenado pelo Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos irá promover um painel sobre a atuação da Defensoria em relação à população em situação de rua. Além de Defensores paulistas, que irão expor o projeto de atendimento especializado existente na cidade de São Paulo desde 2011, o debate contará com membros de Defensorias de outros Estados da Federação;
Cine-Debate “O Renascimento do Parto (dia 12/12) – evento coordenado pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher conta com a exibição do filme, que questiona o número de cesarianas realizadas no Brasil e propõe uma reflexão sobre o assunto. Logo após, será feito um debate com a presença do diretor do filme, Eduardo Chauvet.
Ato de mobilização pelo respeito à identidade de gênero de Travestis, Transexuais e Transgêneros (dia 12/12) – evento coordenado pelo Núcleo Especializado de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito, pelo qual pretende-se formar uma frente de mobilização para atuação perante todas as esferas do poder público e adoção de providências para o respeito à identidade de gênero de travestis e transexuais.
A atuação da Defensoria Pública na Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (dia 12/12) - coordenado pelo Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos, visa criar um espaço de apresentação de experiências exitosas de Defensorias Públicas dos Estados em torno da temática dos Direitos Humanos. Além da Defensoria de SP, instituições de diversos outros Estados devem apresentar trabalhos – entre eles: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins, Rio Grande do Sul e Piauí.
A Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) e a Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep) também integram a programação do evento e devem promover outras atividades.