Conselho realiza 67ª sessão em Campinas e inicia seqüência de visitas às regionais do Interior

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 9 de Outubro de 2007 às 21:00 | Atualizado em 9 de Outubro de 2007 às 21:00

 

A regional de Campinas sediou, na última sexta (05/10), a 67ª sessão do Conselho Superior da Defensoria Pública, iniciando a seqüência de sessões nas regionais do Interior. Até abril do próximo ano, serão realizadas mais seis sessões fora da Capital.

 

 

A defensora pública-geral, Cristina Guelfi, abriu a sessão destacando a importância da realização de sessões fora da Capital para que defensores e sociedade local possam participar e debater questões relevantes para a instituição. A experiência, segundo Cristina, reflete o conceito de gestão democrática que vem norteando a Defensoria Pública desde a sua criação.

 

 

O coordenador da regional, defensor público Noadir Marques, sublinhou o ineditismo da iniciativa. ”Em 16 anos de carreira, nunca vi o Conselho Superior reunir-se no Interior, com exceção da sessão realizada em Sorocaba [em dezembro de 2006]”.

 

 

Foi aberta, então, a palavra aos presentes, entre os quais a presidente da subsecção da OAB de Campinas, Tereza Doro, que falou sobre o convênio de assistência judiciária, e o diretor do Fórum de Campinas, juiz José Henrique Rodrigues Torres, que destacou a importância da criação da Defensoria no Estado para a efetivação dos direitos humanos. O magistrado afirmou também que foi disponibilizado um terreno para a Defensoria na cidade judiciária de Campinas para que a instituição construa sua sede própria naquele local.

 

 

O defensor público Elpídio Ferraz Neto lembrou que o número estimado de pessoas em condição de vulnerabilidade social e potenciais usuários dos serviços da Defensoria na região é de um milhão, e que a população carcerária assistida chega a 25 mil presos. Em seguida, todos os defensores públicos da regional que participavam da sessão se apresentaram.

 

 

O cronograma com as datas e locais de sessões do Conselho Superior e visitas dos conselheiros às regionais está disponível no espaço de notícias do site da Defensoria.

 

 

Jundiaí

Após a sessão, os conselheiros visitaram a regional de Jundiaí, que busca um novo imóvel para instalar a sua sede.

 

 

Na segunda (08/10), o defensor João Henrique Imperia participou de solenidades de inauguração de Varas nas cidades de Nazaré, Bragança Paulista e Atibaia, abrangidas pela regional de Jundiaí.

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa

imprensa@defensoria.sp.def.br