Defensoria Pública firma parceria com o Sport Club Corinthians para divulgar o mutirão “Meu Pai Tem Nome” no Itaquerão
Ações estão previstas para acontecer em jogos do Timão no mês de agosto, com exibição de vídeo, patch no uniforme e faixa com informações sobre os testes gratuitos de DNA
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo firmou uma nova parceria com o Sport Clube Corinthians para divulgar a campanha nacional de reconhecimento de paternidade “Meu Pai Tem Nome”.
As ações acontecerão durante alguns jogos do Timão realizados no mês de agosto, em partidas válidas pela Séria A do Campeonato Brasileiro. O time feminino do Corinthians também participará da campanha, exibindo a faixa com informações sobre o mutirão no jogo contra o Bahia, a ser realizado em 15/8, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro Feminino.
A iniciativa conta ainda com a exibição do vídeo da campanha nos telões do estádio antes do início da partida e no intervalo, além da tradicional passagem de faixa na lateral do campo, com destaque para a data do mutirão e informações sobre a inscrição para os exames gratuitos de DNA.
Com a aproximação do Dia dos Pais, a ação busca sensibilizar o público e ampliar o alcance da campanha, reforçando o direito fundamental à identidade e ao reconhecimento de paternidade. A Defensoria Pública considera a parceria uma oportunidade estratégica de levar informação a milhares de pessoas em um ambiente de grande visibilidade.
A campanha “Meu Pai Tem Nome” é promovida nacionalmente pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e, em São Paulo, será realizada em mais de 50 unidades da Defensoria, em todas as regiões do estado.
O mutirão acontece no dia 16 de agosto e oferece exames de DNA gratuitos, orientação jurídica e encaminhamento para reconhecimento extrajudicial de paternidade.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de agosto, por meio do site da Defensoria Pública de SP.
A iniciativa conta com apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Secretaria da Mulher do Governo do Estado de São Paulo, da Unesp e do Imesc.
Em 2024, mais de 158 mil crianças foram registradas no Brasil sem o nome do pai na certidão de nascimento — número que ultrapassa 27 mil apenas no estado de São Paulo, segundo dados da Arpen Brasil. A campanha busca enfrentar essa realidade oferecendo caminhos acessíveis e humanizados para o reconhecimento de vínculos familiares.
Mutirão “Meu Pai Tem Nome”
Data: 16 de agosto de 2025
Inscrições: até 13 de agosto pelo site da Defensoria Pública
Local: Mais de 50 unidades da Defensoria em todo o estado (veja a lista completa no site)