Defensoria Pública e XV de Piracicaba promovem campanha “Meu Pai Tem Nome” no aniversário da cidade
Ação foi realizada no Estádio Barão da Serra Negra, no jogo contra Guarani B em 1º de agosto, data que marca os 258 anos de Piracicaba
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo firmou uma parceria inédita com o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba para a divulgação da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, com ação realizada no jogo contra o Guarani B, em 1º de agosto de 2025, data que celebra os 258 anos de fundação da cidade.
Na ocasião, foram fixados cartazes nas áreas de grande circulação da torcida, com informações e orientações sobre a campanha. Além disso, também foram lidas, antes e no intervalo da partida, mensagens sobre a importância do reconhecimento de paternidade.
A ação foi complementada, ainda, com publicações da campanha nas redes sociais do clube, reforçando o engajamento junto à torcida local.
A campanha “Meu Pai Tem Nome”, promovida nacionalmente pelo Condege, será realizada no estado de São Paulo em 16 de agosto de 2025, com inscrições abertas até 13 de agosto. O mutirão oferece exames de DNA gratuitos, orientação jurídica e encaminhamentos para reconhecimento extrajudicial de paternidade em ambiente acolhedor e humanizado.
A ação no estádio XV de Piracicaba é estratégica e simbólica: além de alcançar a comunidade local em um dia festivo, coincidiu com as comemorações do aniversário da cidade, criando um momento de visibilidade social para a pauta do reconhecimento de paternidade.
A iniciativa do mutirão "Meu Pai Tem Nome" conta com apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania, da Secretaria da Mulher do Estado de São Paulo, da Unesp e do Imesc.
Dados da Arpen Brasil apontam que em 2024 foram registradas mais de 158 mil crianças sem nome do pai no registro civil, das quais cerca de 27 mil no estado de São Paulo. A campanha reforça o compromisso institucional da Defensoria com o direito à identidade e à cidadania.
Mutirão “Meu Pai Tem Nome”
Data: 16 de agosto de 2025
Inscrições: até 13 de agosto pelo site da Defensoria Pública
Local: mais de 50 unidades da Defensoria no estado