Planejamento institucional

DPE-SP e Ouvidoria-Geral lançam 9º Plano de Atuação em São José dos Campos

O município foi escolhido como o primeiro do interior a receber o evento por sua participação expressiva no 9º Ciclo de Conferências

Publicado em 26 de Novembro de 2024 às 18:28 | Atualizado em 26 de Novembro de 2024 às 18:28

Evento de lançamento do 9º Plano de Atuação da DPE-SP em São José dos Campos

Evento de lançamento do 9º Plano de Atuação da DPE-SP em São José dos Campos

Em 25 de novembro, a Defensoria Pública de SP promoveu um evento de lançamento do seu 9° Plano de Atuação, na Câmara dos Vereadores de São José dos Campos. Cerca de 110 moradores da cidade compareceram. O documento apresenta as 31 propostas formuladas pela sociedade civil durante o Ciclo de Conferências de 2023, com o intuito de nortear a atuação da instituição pelos próximos dois anos.

A vereadora Amélia Naomi (PT) fez o discurso de recepção. Ela agradeceu a presença da população, em especial de promotoras legais populares recém-formadas, e destacou que o evento ocorria no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. "É importante que os movimentos sociais formem lideranças para lutar por uma sociedade mais justa e sem violência", disse.

Em seguida, as pessoas na mesa de honra fizeram suas falas iniciais. A defensora Vivian Monsef, assessora da Primeira Subdefensoria Pública-Geral, destacou a grande participação da população de São José dos Campos no 9º Ciclo de Conferências, razão pela qual o lançamento do Plano de Atuação ocorria ali. Patrícia de Oliveira, assessora da Terceira Subdefensoria Pública-Geral, também louvou a aproximação da atual gestão com as unidades do interior, para expandir e capilarizar o serviço da instituição.  

A ouvidora-geral, Camila Marques, disse que "a Defensoria Pública foi retomada pela população" com a grande participação no Ciclo de Conferências. O coordenador da regional São José dos Campos, Luan Boldrini, agradeceu a Ouvidoria-Geral e à administração da DPE-SP por seu município ser o primeiro do interior a sediar um evento de lançamento do plano. A coordenadora da unidade, Helena Lage, também celebrou o fato: "A nossa cidade foi a que mais recebeu movimentos populares fora da capital. Tivemos essa maior participação graças a vocês todos".

Diego Polachini, do Núcleo Especializado de Situação Carcerária (Nesc), destacou a força da participação popular: "É um orgulho ver a política pública ser pensada por vocês e depois ser implementada com sucesso". Elenita Sabadin, consultora consultiva da Ouvidoria-Geral e representante da Associação de Amigos e Familiares de Presos e Egressos (Afape), lembrou de como a Defensoria lhe ensinou os caminhos para a luta por direitos e celebrou o projeto-piloto no qual integrantes do Nesc comparecem aos presídios nos dias de visita. Fabiana Soler, também da Afape, disse que "a gente tem uma luta muito grande dentro da sociedade para fazer com que as pessoas sintam que a Defensoria Pública é um lugar de pertencimento".

Após os discursos, Vivian Monsef apresentou os dados do Plano de Atuação. Em seguida, diversos membros da plateia puderam se manifestar e fazer perguntas, que foram respondidas pelos integrantes da mesa. Diversos integrantes da Defensoria e de movimentos sociais manifestaram gratidão e admiração pelo defensor público Jairo Salvador, por sua atuação em defesa dos mais vulneráveis em toda a região.  

Conheça aqui o 9º Plano de Atuação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.