Curtas

Ouvidoria debate expansão institucional com relator do processo no CSDP

Em outra reunião, foram recebidos alunos de Direito da Unifesp

Publicado em 29 de Fevereiro de 2024 às 12:25 | Atualizado em 29 de Fevereiro de 2024 às 12:28

Na quarta-feira (01/11), o Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral se reuniu com o defensor público Luiz Felipe Fagundes, membro do Conselho Superior da Defensoria Pública, para dialogar sobre o plano de expansão da instituição e apresentar demandas da sociedade civil. Conselheiras e conselheiros manifestaram a necessidade de fortalecimento da atuação estratégica e coletiva da DPE-SP, garantindo um maior impacto das ações em defesa da população mais vulnerabilizada, e da ampliação do alcance da Defensoria, para que se faça presente em locais atualmente não atendidos.  

O conselho apoiou a criação de dois núcleos especializados: um que trate exclusivamente da defesa dos direitos da população negra e outro que defenda os direitos da população LGBTQIA+. Também defendeu a consolidação do Rede Apoia no Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, além da criação de uma coordenadoria socioambiental. 
 

Na segunda-feira (06/11), a Ouvidoria-Geral recebeu uma turma de alunos de Direito do professor da Unifesp Renan Quinalha, ex-conselheiro consultivo, para um bate-papo sobre instituições judiciais e cidadania. Os estudantes conheceram a sede da Ouvidoria-Geral e o Departamento de Atendimento Inicial Especializado. Também participaram de uma roda de conversa com o primeiro subdefensor público-geral, Rafael Pitanga; a coordenadora do Nuddir, Vanessa Alves Vieira; a coordenadora do Nudem, Tatiana Fortes; e a ouvidora-geral, Camila Marques.