Defensoria realiza cerimônia oficial de inauguração de novo prédio em Sorocaba, mais amplo, equipado e acessível
Em funcionamento desde junho, imóvel conta com climatização e iluminação moderna, salas para amamentação e atendimento psicossocial reservado, entre outras instalações
Fachada do novo prédio da DPE-SP em Sorocaba
Foi realizada nesta quarta-feira (6) a cerimônia de inauguração das novas instalações da Unidade de Sorocaba da Defensoria Pública de SP (DPE-SP). O espaço, localizado na Praça Carlos de Campos, nº 110, no Centro da cidade, já estava em funcionamento desde o final de junho de 2023 e, agora, reuniu equipes da instituição e diversas autoridades do município para uma solenidade oficial.
"Aqui, a população de Sorocaba vai encontrar um espaço adequado de atendimento, com condições de acessibilidade, climatização, luminosidade, tudo isso para que seja prestada uma assistência jurídica de excelente qualidade”, afirmou o defensor público-geral, Florisvaldo Fiorentino Júnior, que participou da solenidade.
Mais amplo, o prédio conta com total climatização, iluminação mais moderna e eficiente e acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As instalações incluem uma área térrea voltada ao atendimento à população e uma área superior ocupada por salas para as equipes e reuniões. Também há salas para amamentação e atendimento psicossocial reservado, utilizadas pela equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar.
“Defensores, servidores, estagiários e colaboradores da Unidade Sorocaba sempre deram o melhor de si, e continuarão a dar, independentemente do endereço físico, porque esse é o nosso padrão. Mas neste novo lar não mais terão de lidar com as limitações e dificuldades de outrora, podendo canalizar seu tempo e suas energias para outras atividades”, disse durante a cerimônia o defensor Arthur Soares Pinto Moser, coordenador da Unidade Sorocaba.
Sonho antigo
Desde que a Unidade Sorocaba foi transferida, em junho, o novo endereço recebeu cerca de 12,8 mil atendimentos presenciais, uma média de 100 a cada dia – além das pessoas atendidas na modalidade online –, de acordo com a defensora pública Michelle Boaventura Cordeiro, coordenadora da Regional Sorocaba, que engloba o próprio município, Avaré e Itapetininga.
“É a realização de um sonho antigo. A gente sempre lutou muito para ter essa sede, que pudesse prestar um atendimento de mais qualidade para os nossos assistidos. Então, é uma conquista de todos os servidores e colegas da unidade”, celebrou a defensora.
Atendimento
A Defensoria Pública de SP presta atendimento, em regra, a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, limite que pode subir a quatro salários mínimos em alguns casos específicos. Para saber mais sobre critérios para atendimento, clique aqui.
O atendimento pode ser agendado de forma online por meio do assistente virtual DEFi, disponível no site www.defensoria.sp.def.br, das 8h às 18h, em dias úteis; ou pelo telefone 0800 773 4340, das 7h às 19h, em dias úteis.