Litoral

Defensoria Pública instala unidade móvel para atendimento a atingidos pelas chuvas em São Sebastião

Equipe da instituição que se deslocou ao município também se reuniu com autoridades locais e estaduais para definir estratégia de auxílio às vítimas

Publicado em 1 de Março de 2023 às 19:37 | Atualizado em 3 de Março de 2023 às 12:22

A Defensoria tem visitado instituições que estão acolhendo as pessoas que tiveram que deixar suas casas e feito reuniões com associações de moradores, autoridades locais e do governo do Estado

A Defensoria tem visitado instituições que estão acolhendo as pessoas que tiveram que deixar suas casas e feito reuniões com associações de moradores, autoridades locais e do governo do Estado

A Defensoria Pública de SP está com uma unidade móvel no município de São Sebastião, no litoral norte, atendendo a população afetada pelas chuvas que atingiram a região no último mês, deixando 65 mortos e mais de 2 mil desalojados e desabrigados. A unidade está atendendo no Instituto Verdescola (Av. Marginal, 44 - Praia Barra do Sahy) e conta, além de defensores/as, com a atuação de equipe multidisciplinar.

A Defensoria tem visitado instituições que estão acolhendo as pessoas que tiveram que deixar suas casas e feito reuniões com associações de moradores, autoridades locais e do governo do Estado para alinhar as estratégias de atendimento aos atingidos pelo desastre.

O objetivo das visitas é ouvir das pessoas atingidas como está a rotina em relação à alimentação, higiene, recebimento de doações, transporte gratuito, entender as principais demandas e oferecer orientação jurídica. Entre as principais necessidades identificadas, está a obtenção de segunda vias de documentos perdidos durante as chuvas para possibilitar cadastramento e obtenção em programas de auxílio.

O defensor público-geral, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior, compareceu ao município para coordenar o atendimento. Ele ressaltou a importância da presença da Defensoria mapeando as principais necessidades nos locais atingidos. “Para além das demandas jurídicas existentes, com as quais a Defensoria Pública cumprirá o seu papel, estamos aqui essencialmente para prestar auxílio, respaldo e atendimento direto às necessidades mais urgentes da população atingida”, destacou.

Fazem parte da equipe o 1º subdefensor público-geral, Rafael Pitanga Guedes, o 3º subdefensor público-geral, Gustavo Minatel, e as defensoras Fernanda Balera, Taissa Nunes e Ligia Mafei Guidi, respectivamente coordenadoras dos Núcleos Especializados de Cidadania e Direitos Humanos, de Habitação e Urbanismo e de Infância e Juventude, e a equipe da unidade da Defensoria Pública em São Sebastião, coordenada pela defensora Patrícia Oliveira.

Na tarde desta quarta-feira (1/3), o defensor público-geral teve uma reunião com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que também se deslocou até São Sebastião.

O Instituto Verdescola está localizado na Vila Sahy, ponto mais atingido pelas chuvas e que registrou o maior número de óbitos e pessoas desalojadas e desabrigadas. Desde a madrugada de 18/2, ele está funcionando como abrigo e ponto dos principais serviços públicos que estão sendo oferecidos à população. O local também concentra a atuação de muitos voluntários e recebimento de doações.