Defensoria Pública inaugura nova sede de atendimento em Santos
Novo espaço está mais moderno, seguro e acessível para receber pessoas com deficiência
A Defensoria Pública de SP inaugurou nesta sexta-feira (22/7) a nova sede de atendimento na cidade de Santos, no litoral paulista. O prédio está localizado na Rua João Pessoa, 241, no centro da cidade.
"É sempre motivo de júbilo e alegria a inauguração de uma nova sede, especialmente quando evoluímos para um espaço mais digno, acessível, com condições de acolhimento para a população usuária dos nossos serviços. É dignificante ver a Defensoria Pública crescendo, qualificando a sua atuação, levando cada vez mais o acesso à Justiça à população", afirmou o Defensor Público-Geral do Estado, Florisvaldo Antonio Fiorentino Junior.
A Defensora Pública Coordenadora da Unidade de Santos, Lisa Mortensen, relembrou que, quando teve início a atuação em Santos, a unidade da Defensoria Pública era apenas uma mesa com um telefone. "Foi emocionante dar início a uma jornada que não sabíamos onde ia parar. Hoje estamos em um prédio adequado, para atendimento com dignidade, tanto para Defensores/as, Servidores/as, Estagiários/as, e principalmente para nossos/as usuários/as.
Victor Luiz Oliveira da Paz, Defensor Público Coordenador da Regional de Santos, também destacou as novas instalações da Unidade. "É com satisfação que inauguramos essa nova sede. No outro espaço, tínhamos problemas com a falta de espaço, com alagamentos. Neste novo prédio, há acessibilidade para pessoa com deficiência, há salas amplas, há melhor estrutura para um atendimento adequado e com qualidade".
Também presente à solenidade de inauguração, o Defensor Público Rafael Galati Sabio, Presidente da Associação Paulista de Defensores e Defensoras de São Paulo (Apadep) felicitou Defensores/as, Servidores/as, Estagiários/as e, sobretudo, a população de Santos, pela inauguração da nova sede.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, ainda, a 2ª Subdefensora Pública-Geral, Mara Renata da Mota Ferreira, o 3º Subdefensor Público-Geral, Gustavo Minatel, a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública, Camila Marques Barroso, o Coordenador da Asdpesp, Brunno Gozzi, a Coordenadora-Geral de Administração, Bruna Simões, além de outros Defensores/as, Servidores/as e Estagiários/as.
Acompanharam, ainda, a solenidade os/as Conselheiros/as do Conselho Superior da Defensoria Pública: Allan Ramalho Ferreira, Erica Leoni Ebeling, Rafael Português, Leonardo Nascimento de Paula, Leonardo Scofano, Raphael Camarão Trevizan, Julio Tanone e Luiz Felipe de Azevedo Fagundes.
Entre outras autoridades e representantes de instituições, estiveram presentes o Defensor Público Federal Bruno Marco Zanetti, e o Secretário Executivo da Promotoria Criminal, Fabio Perez Fernandez. A sociedade civil organizada também compareceu à inauguração, representada pelos movimentos Mães de Maio, Amparar e Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio.
Nova unidade
O novo espaço já está em funcionamento desde maio, mas foi inaugurado oficialmente nesta sexta-feira. Mais amplo, confortável e acessível a pessoas com deficiência - com elevadores, rampas e vaga de garagem -, o novo prédio está localizado em região com fácil acesso de transporte público e próximo a outros órgãos, como o fórum da cidade e o Poupatempo. O espaço também conta com fraldário e brinquedoteca para crianças que acompanham os pais no atendimento.
"A nova sede é mais espaçosa, iluminada e moderna, e está localizada próxima de outros órgãos públicos, em via de fácil acesso. Sem dúvida, haverá melhoria no atendimento prestado à população de Santos", afirmou a Defensora Pública Lisa Mortensen, Coordenadora da Unidade.
A Coordenadora-Geral de Administração da Defensoria, Bruna Simões, também destaca as inovações tecnológicas que foram implementadas no novo local e o sistema completo contra incêndio instalado. "A nova unidade vai propiciar um atendimento digno e rápido para a população da cidade, com a facilitação do acesso ao prédio e o maior conforto aos usuários."
A Defensoria Pública atende, em regra, pessoas com renda familiar de até três salários mínimos e sua unidade em Santos conta com 12 Defensores Públicos, que atuam nas áreas criminal, execução criminal, infância e juventude e família e sucessões. Além disso, também conta com 2 Agentes do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM), 7 Oficiais/las e 1 Diretora Regional.