Serviço de teleagendamento da Defensoria Pública de SP recebe o Troféu Destaque na 7ª edição do Prêmio Nacional de Telesserviços
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
O case “Teleagendamento revitaliza assessoria jurídica aos cidadãos carentes”, que apresentava o serviço de teleagendamento da Defensoria Pública de SP, foi premiado na noite desta quarta-feira (12/11) com o Troféu Destaque da 7ª edição do Prêmio Nacional de Telesserviços, organizado pela Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). Previamente selecionado como um dos cinco vencedores na categoria responsabilidade social, o caso recebeu a principal distinção ao ser avaliado com as maiores notas pelos jurados. Com isso, obteve a classificação para participar da edição internacional do evento, o Prêmio Latam.
Para a Defensora Pública Leila Rocha Sponton, Assessora da Qualidade do Atendimento, a implementação do teleagendamento resultou em notável melhora na condição de acolhimento. “O prêmio consagra o trabalho e empenho de toda a equipe de Servidores e Defensores Públicos envolvidos no projeto, sempre visando o aprimoramento dos serviços prestados e a dignidade de nossos usuários. É mais um reconhecimento da relevância da Defensoria Pública como instituição incumbida de garantir o acesso à justiça e prestar assistência jurídica de forma integral e gratuita à população carente”.
O Defensor Público-Geral, Rafael Vernaschi, participou da abertura da cerimônia de premiação, falando sobre a atuação da Defensoria Pública em diversas áreas e dos avanços no atendimento após a introdução do teleagendamento. Também representaram a Defensoria Pública no recebimento da homenagem o 2º Subdefensor Público-Geral, Bruno Napolitano, a Assistente Técnica de Defensoria da Assessoria de Qualidade de Atendimento (AQA) Neide Aparecida dos Santos, o Agente Programador da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI) Guilherme do Nascimento Guiral e o engenheiro de telecomunicações a Coordenadoria Geral de Administração (CGA) Renato de Seixas Pereira Junior, além do Analista de Sistemas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Renato Bonesso e o diretor da Call Contact Center Márcio Menezes, que desenvolveram o projeto em pareceria com a instituição.
A Defensoria Pública de SP iniciou seu serviço de teleatendimento com um projeto piloto em 2009, tendo sido progressivamente ampliado e aperfeiçoado desde então, contemplando hoje as cidades de Guarulhos e Campinas.
A partir de março de 2014, quando firmada a parceria com a empresa Call Contact Center, a Defensoria Pública passou a fazer o agendamento prévio por telefone para todos os atendimentos iniciais das áreas cível e família da cidade de São Paulo, o que trouxe mais agilidade no serviço e comodidade para os usuários, evitando a formação diária de filas.