Defensoria Pública de SP promove atendimento na Cracolândia, centro da Capital, e acompanha medidas tomadas no local pelo poder público
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP promove atendimento na Cracolândia, centro da capital, e acompanha as medidas tomadas no local pelo poder público.
A Defensoria manteve nesta terça-feira sua unidade de atendimento móvel na Rua Helvetia, em frente à Unidade Recomeço Helvetia (nº 55). Defensores Públicos também promoveram atendimento no Complexo Prates, equipamento municipal de assistência social na região.
Desde domingo pela manhã, Defensores têm comparecido para atendimento na região e também no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas).
Além de atendimento direto às pessoas, a Defensoria tem focado sua atuação no acompanhamento das políticas públicas, especialmente no acolhimento social, de saúde e habitacional. Defensores que integram os Núcleos Especializados de Habitação e Urbanismo e de Cidadania e Direitos Humanos atuam no local.
Recomendações à prefeitura
Nesta terça-feira, o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria enviou recomendações à Prefeitura de São Paulo. Entre outras medidas, o órgão pede a disponibilização de atendimento emergencial de abrigo e de moradia, combinado com assistência social e tratamento ambulatorial de saúde; serviços integrais de assistência social e saúde e que qualquer internação seja voluntária e mediante laudo médico.
O órgão também acompanha, em conjunto com o Ministério Público, o inquérito civil instaurado para apurar a atuação da Guarda Civil Metropolitana na área.