Defensoria Pública de SP inaugura nova sede em Carapicuíba, na Grande SP
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP inaugurou nesta segunda-feira (7/11) sua sede em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Localizada no centro da cidade (Avenida Celeste, nº 58), os cinco Defensores Públicos da unidade já realizam cerca de 50 atendimentos diários à população carente da cidade – nas áreas cível, família e infância e juventude.
Durante a cerimônia de inauguração, o 1º Subdefensor Público-Geral do Estado, Davi Eduardo Depiné Filho, falou sobre a importância da instalação de mais uma unidade da Defensoria Pública. "A conquista desse espaço aqui em Carapicuíba é uma vitória para toda a população, que consegue mais esse importante instrumento para a sua emancipação, para o acesso à Justiça, para uma vida mais justa".
Os Defensores Adriana Más Rosa (coordenadora da Unidade Carapicuíba) e Aparecido Eduardo dos Santos (coordenador da Regional de Osasco) falaram sobre a importância de a instituição estar próxima à população, garantindo o amplo acesso à Justiça. "Onde há Defensoria, há mudança na relação da população com o poder público. De todas as cidades que compõem a Regional Osasco, Carapicuíba era a que mais necessitava da presença da Defensoria Pública", disse Aparecido.
A Defensora Pública Geral Daniela Sollberguer Cembranelli também compareceu à solenidade para cumprimentar os Defensores da unidade. Também estiveram presentes à inauguração da nova sede o prefeito de Carapicuíba, Sérgio Ribeiro, o deputado estadual Marcos Martins, além de representantes da Magistratura, da Procuradoria Geral do Estado e do Ministério Público.
O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h30, mediante a distribuição de senhas e não há limitação de número de pessoas a serem atendidas.
A cidade de Carapicuíba está localizada na Grande São Paulo e possui atualmente cerca de 400 mil habitantes. De acordo com o Censo 2000, o IDH (índice de desenvolvimento humano) da cidade é de 0,793.
O prédio atende aos parâmetros estabelecidos pela Assessoria de Qualidade no Atendimento da Defensoria e possui salas amplas e individualizadas. O local também atende aos requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. Haverá, ainda, a instalação de uma brinquedoteca para as crianças que acompanham seus pais.
![]() | ![]() |