“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP inaugurou nesta quarta-feira (4/5) duas novas unidades no interior do Estado, nas cidades de Tupã e Araçatuba. As inaugurações fazem parte do processo de expansão da instituição, previsto desde 2012, quando foi sancionada lei que ampliava os quadros da Defensoria Pública. Atualmente, a instituição conta com 719 Defensores Públicos e está presente em 43 cidades. Veja fotos no Flickr.
As novas unidades de Tupã e Araçatuba dispõem de ambientes espaçosos e arejados, com salas destinadas à realização de atendimentos individualizados e também para o atendimento interdisciplinar prestado por Psicólogos e Assistentes Sociais. Os espaços também estão de acordo com padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção, contando com faixa antiderrapante e banheiros adaptados.
Tupã
Embora esteja presente em Tupã (cerca de 530km da Capital) desde 2013, somente neste ano a Defensoria Pública passou a atuar em sede própria na cidade, para a realização dos atendimentos nas áreas de execução criminal e infância e juventude infracional.
Na cerimônia de inauguração, o Coordenador da Unidade, Defensor Público Ricardo Augusto Paganucci Lodi, falou sobre a satisfação com o novo espaço. “Estamos muito felizes com a nova estrutura que irá qualificar ainda mais o serviço prestado à população pobre e carente de Tupã”.
Estiveram presentes à solenidade de inauguração da nova unidade o 3º Subdefensor Público-Geral do Estado, Luis Gustavo Fontanetti Alves da Silva, o Coordenador da Regional Marília, Defensor Público Bruno Bortolucci Baghim, e a Defensora Pública Alline Delbem. Prestigiaram a solenidade, ainda, o Prefeito de Tupã, Manoel Gaspar, o Juiz Federal Vanderlei Pedro Costenaro, o Juiz Paolo Pelegrini Jr, o Delegado Luiz Antonio Hauy, além de diversos Vereadores da cidade de Tupã.
A nova unidade fica localizada na Rua João Tavares do Couto, nº 15, bairro Vila das Indústrias.
Araçatuba
O novo edifício da Unidade Araçatuba (cerca de 525 km da Capital) é destinado ao acolhimento dos usuários que buscam a instituição para o atendimento nas áreas criminal, execução criminal e infância e juventude.
Durante a inauguração do novo espaço, o Coordenador da Unidade, Defensor Público Júlio César Valese, relembrou que a nova unidade tem sido planejada há três anos. “Desde 2013 sonhamos com esse prédio para expandir o nosso trabalho. Isso porque a estrutura da unidade precisa ser compatível com o trabalho de qualidade prestado por todos os Defensores Públicos e para melhor acolhimento dos nossos usuários”.
Também compareceram à solenidade de inauguração do novo espaço o 3º Subdefensor Público-Geral do Estado, Luis Gustavo Fontanetti Alves da Silva, o Coordenador da Regional Araçatuba, Defensor Público Félix Roberto Damas Jr, o Defensor Público Diogo César Perino, representante da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), e demais Defensores Públicos da unidade. Também prestigiaram o evento o Promotor de Justiça Flávio Hernandez José, o Juiz Adeílson Ferreira, o Delegado Marcelo Cury, além de Vereadores e Deputados Federais e Estaduais.
O novo edifício está localizado na Rua Professor Jorge Correa, nº 1.214, bairro Jardim Nova York. Os atendimentos nas áreas cível e família permanecem ocorrendo na Rua XV de novembro, nº 395.