Dia Internacional da Pessoa Idosa: Defensoria Pública promove seminário e lança cartilha sobre o direito à moradia dos idosos

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 29 de Setembro de 2016 às 11:30 | Atualizado em 29 de Setembro de 2016 às 11:30

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1/10), a Defensoria Pública de SP promove na próxima segunda-feira (3) um seminário para discutir o direito à moradia dessa parcela da população. O evento ocorre a partir das 8h30, no auditório da instituição. A iniciativa é da Escola da Defensoria Pública (Edepe), do Núcleo de Habitação e Urbanismo e do Núcleo dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da instituição.
 
O seminário reúne representantes da sociedade civil e de instituições públicas da área de habitação, além de pesquisadores acadêmicos, que participam de 4 painéis: direito à moradia da pessoa idosa; política habitacional para pessoa idosa no município de São Paulo; política habitacional para a pessoa idosa no Estado de São Paulo; e direito à moradia da pessoa idosa e movimentos sociais.
 
Clique aqui para ver a programação.
 
Na ocasião, a Defensoria também irá lançar uma cartilha sobre o tema. A publicação decorre de uma construção coletiva, com participação ativa das pessoas idosas. No material, são respondidas dúvidas formuladas por esse público a partir de audiência pública sobre direito à moradia, realizada pela Defensoria e que contou com a participação de uma centena de pessoas idosas.
 
A Defensora Pública Coordenadora Núcleo dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Renata Flores Tibyriçá, explica que há pouquíssimas políticas públicas destinadas as pessoas idosas nesta área. “A questão da moradia é algo que aflige muito as pessoas idosas, devido à dificuldade em adquirir imóveis, já que os prazos de financiamento são reduzidos e os valores das prestações são altos. Há pouquíssimos empreendimentos na cidade de São Paulo que disponibilizam à pessoa idosa moradia por meio da locação social”, disse.
 
Serviço:
Seminário sobre o direito à moradia da pessoa idosa
Data: 3 de outubro
Horário: 8h30 às 17h
Local: Auditório da Defensoria Pública
Endereço: Rua Boa Vista, nº 200 – Centro da Capital