Entidades da sociedade civil, juízes e parlamentarem manifestam apoio à Defensoria Pública de SP e pedem rejeição de PLC nº 65/2011, em trâmite na Assembleia Legislativa; saiba mais sobre o projeto
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP divulga as diversas manifestações públicas de apoio de entidades da sociedade civil, magistrados, promotores, juristas e parlamentares, que pedem a rejeição do projeto de lei complementar nº 65/2011, em trâmite na Assembleia Legislativa do Estado.
O projeto, de autoria do Deputado Estadual Campos Machado, deve ser pautado para discussão e votação na próxima terça-feira (13/12).
O PLC nº 65/2011 prevê a transferência da gestão do convênio de assistência judiciária e de seus recursos, atualmente sob responsabilidade da Defensoria Pública, para a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Na manhã desta segunda-feira (12/12), a Defensoria emitiu nota pública, pela qual alerta que o projeto de lei coloca em risco sua autonomia e a necessária ampliação de seus serviços para toda a população do Estado.
Clique aqui para saber mais sobre o projeto e acessar a nota da Defensoria Pública.
Apoios - atualizado às 16:00 de 2/5/2012
Uma nota pública contrária ao PLC nº 65/2011 de autoria da Associação Paulista dos Defensores Públicos (Apadep), Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de SP recebeu o apoio de cerca de mais de 70 entidades de defesa de direitos humanos, juristas, juízes e promotores. Clique aqui para acessar a nota e seus apoiadores.
A lista atualizada também segue ao final deste texto.
A Defensoria Pública-Geral do Estado de SP também recebeu diretamente as seguintes moções de apoio:
Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (Ibccrim), por seu vice-presidente, Carlos Vico Mañas (Desembargador do TJ-SP): moção contrária ao PLC nº 65/2011 (7/12/2011)
Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege): moção de apoio à Defensoria e contrária ao PLC nº 65/2011 (13/12/2011)
Associação Interamericana de Defensorias Públicas: moção de apoio à Defensoria e contrária ao PLC nº 65/2011 (12/12/2011)
Câmara Municipal de São Paulo: moção de apoio e ampliação da Defensoria Pública no Estado (20/12/2011 e 6/3/2012);
Câmara Municipal de Salto: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (7/2/2012)
Câmara Municipal de São Carlos: moção de apoio e ampliação da Defensoria Pública no Estado (29/11/2011)
Câmara Municipal de São José do Rio Preto: moção de apoio e ampliação da Defensoria Pública no Estado (13/12/2011)
Câmara Municipal de Taubaté: moção pela ampliação dos quadros de Defensores Públicos no Estado (30/11/2011)
Câmara Municipal de Campo Limpo Paulista: moção de apoio pelo fortalecimento e ampliação da Defensoria Pública no Estado (15/12/2011)
Câmara Municipal do Guarujá: moção pela ampliação dos quadros da Defensoria e instalação de uma unidade na cidade (1/12/2011)
Câmara Municipal de Jundiaí: moção pela ampliação dos quadros da Defensoria (6/12/2011)
Câmara Municipal de Penápolis: moção pelo fortalecimento da Defensoria Pública de SP (12/12/2011)
Câmara Municipal de Garça: moção pela ampliação dos quadros da Defensoria (12/11/2011)
Câmara Municipal de Itapetininga: moção pela ampliação da Defensoria no Estado e valorização de seus profissionais (14/12/2011)
Câmara Muncipal de Guaratinguetá: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (dezembro 2011)
Câmara Municipal de Lins: moção pela instalação de unidade da Defensoria na cidade (15/12/2011)
Câmara Municipal de Santos: moção pela amplicação do quadro de Defensores Públicos no Estado ( 29/02/2012 e 8/03/2012)
Câmara Municipal da Presidente Prudente: moção pelo fortalecimento e ampliação da Defensoria no Estado (30/01/2012 e 05/03/2012).
Câmara Municipal de Álvares Machado: moção pelo fortalecimento e ampliação da Defensoria no Estado (12/03/2012);
Câmara Municipal de Angatuba: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (12/12/2011).
Câmara Municipal de Barueri: Vereadores Agnério Neri Ferreira, Antônio Carlos Marques, Francisco Vilela, Miguel de Lima e Sebastião Carlos do Nascimento. Moção pela instalação de unidade da Defensoria Pública na cidade (29/11/2011)
Câmara Municipal de Osasco: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (13/12/2011)
Câmara Municipal de Mogi das Cruzes: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (7/02/2012)
Câmara Municipal de Regente Feijó: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (13/2/2012)
Câmara Municipal de Araçatuba: moção pelo fortalecimento e ampliação da Defensoria no Estado (6/12/2011)
Câmara Municipal de Avaré: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (24/2/2012)
Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (23/2/2012)
Câmara Municipal de Votorantim: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (29/2/2012)
Câmara Municipal de Sorocaba: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (15/2/2012)
Câmara Municipal de Manduri: moção pela ampliação da Defensoria no Estado (10/4/2012)
Juízes de Direito do Foro Regional de Santana, na Capital: Maria Pires de Melo, Jorge Alberto Quadros de C. Silva, Luciana Mendes Simões, Carolina M.C.D. Cardoso, Luciana Simon de Paula Leite, Marcus Alexandre Manhaes Bastos, Ademir Modesto de Souza, Ana Luiza Queiroz do Prado, Marcia Mayumi Okoda Oshiro Bugan. Moção de apoio à Defensoria Pública e de rejeiçao ao PLC nº 65/2011.
Juízes de Direito do Foro Regional da Lapa: Márcia Mayumi Bugan, Maria Pires de Melo, Jorge Alberto Quadros Silva, Luciana Mendes Simões, Luciana Simon de Paula Leite, Marcus Alexandre Manhães Bastos, Ademir Modesto de Souza, Ana Luíza Queiroz, Sidney Taceu Cardeal Barti, Sulaiman Miguel Neto, Francisco de Assis Cricci, Renato Thomsen e Virgínia Truffi. Moção pela ampliação da Defensoria Pública e de rejeição ao PLC nº 65/2011.
Juízes de Direito da Infância e Juventude da Capita: Sérgio Mazina Martins, Renato Genzani Filho, Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva, Maria Elisa Silva Gibin, Egberto de Almeida Penido, Raul Khairallah de Oliveira e Silva e Marco Matos Sestini. Moção contrária ao PLC nº 65/2011 e favorável à ampliação da Defensoria Pública no Estado.
Juízes de Direito da Comarca de Itanhanhém: Fernanda Menna Pinto Peres e Cláudia Aparecida de Araújo. Moção pelo fortalecimento e ampliação da Defensoria Pública.
Juízes de Direito da Comarca de Avaré: Marcelo Luiz Seixas Cabral, Roberta de Oliveira Ferreira, Fabrício Orpheu Araújo, Luciano José Forster Júnior e Eduardo de Lima Galrudoz. Moção favorável à fiscalização do convênio de assistência judiciária feita pela Defensoria Pública e pleito pela ampliação da atuação dos Defensores (6/12/2011)
Juízes de Direito da Comarca de Jundiaí: Antônio Carlos Soares de Mouar Sedeh e Eliane Oliveira. Pedido de designação permanente de Defensor Público para atuar no Juízo (5/12/2011 e 15/12/2011).
Juízes de Direito da Comarca de Itaquaquecetuba: Emerson Nono Chinen, Fernando de Oliveira Domingues Ladeira, Marcos Augusto Barbosa dos Reis, Leonardo Fernando de Souza Almeida e Fabio Antônio Camargo Dantas, Leonardo Fernando de Souza Almeida. Moção favorável à ampliação da atuação do quadro de Defensores (6/12/2011).
Promotores de Justiça da Comarca de Itaquaquecetuba: Augusto Farias Ferreira Cravo, Clodoaldo Batista Maciel, Denis Fabio Marsola, Daniel Leme de Arruda. Moção favorável à ampliação da atuação do quadro de Defensores (6/12/2011).
Juíz de Direito de Franca: José Rodrigues Arimatéa. Ofício de elogio às atividades próprias da Defensoria e de sua fiscalização de atividades delegadas (6/12/2011)
Juizes de Direito da Capital: Ulisses Augusto Pacolati Júnior (Moção de apoio à Defensoria Pública e de repúdio ao PLC nº 65/2011 em 19/12/2011). Luiz Francisco del Giudice (Requerimento pela ampliação da Defensoria Pública em 01/12/2011) . Luís Eduardo Scarabelli (moção de repúdio ao PLC nº 65 e de ampliação da Defensoria, em 15/12/2011).
Juízes de Direito de Santos: Paulo Sérgio Mangerona, Claudio Teixeira Villar, Gustavo Antonio Pieroni Louzada, Ramon Mateo Júnior, José Wilson Gonçalves, Joel Birello Mandelli, Dario Gayosi Junior, José Alonso Beltrame Júnior, Thaís Coutinho, Rogério Márcio Teixeira, Thatyana Marcelino Brabo, Gislayne Martins Candido, Silvia Gigena, José Lucarini, Valdir Marinho, Carlos Sampaio, Elizabeth Freitas, Walter Esteves de Azevedo, Silvana Borges, Antonio Alvaro Castello, Evandro Renato Pereira, José Luiz Ribeiro Teixeira, José Vitor Teixeira de Freitas, Márcio Kammer de Lima, Ariana Geronimo, Luiz Francisco Tromboni e Afonso de Barros Faro Júnior. Moção pela ampliação dos quadros da Defensoria no Estado, em 13/12/2011.
Juiz de Direito de Presidente Prudente: Fabio Mendes Ferreira, moção pela ampliação da Defensoria no Estado, em 5/3/2012.
Juiz de Direito de Capivari: Patrícia Milani, ofício pela expansão da Defensoria no Estado, em 30/1/2012.
Juiz de Direito de Conchas: Matheus Valarini (moção pela ampliação da Defensoria Pública, em 20/12/2011).
Associação Paulista de Defensores Públicos - APADEP
Associação Nacional dos Defensores Públicos - ANADEP
Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Associação Interamericana de Defensorías Públicas - AIDEF
Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais - ANADEF
Arquidiocese de São Paulo
Associação Juízes para a Democracia - AJD
Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude
Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (ABLGT)
Associação Brasileira de Saúde Mental - Abrasme
Associação de Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo
Associação Mais Diferenças - Reinclusão Social e Educacional das Pessoas com Deficiência
Associação Beneficente Educativa infanto-juvenil (Abeiju)
Associação Bethel - Projeto Mão Amiga
Associação Brasil - Parkinson-Núcleo Piracicaba
Associação Casa da Cidade
Associação Cultural dos Afro-Descendentes da Baixada Santista (AFROSAN)
Associação da Pastoral da Moradia da Diocese de São Miguel Paulista
Associação de Atenção ao Idoso Vila da Fraternidade Ana Jacinta
Associação de Pais e Amigos do Autista do Vale dos Sinos – AMA / VS
Associação de Amigos do Jardim América - Araçatuba-SP
Associação Desportiva dos Paraplégicos de Sorocaba
Associação dos Aposentados e Pensionistas de Sorocaba e Região (Apenso)
Associação Amigos do Memorial da Classe Operária - UGT
Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP)
Associação dos Inscritos no Programa Habitacional do Município de São José dos Campos
Associação dos Moradores do Jardim Comercial e Adjacências - Capão Redondo - São Paulo
Associação Fala Negão/Fala Mulher
Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos
Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular - AFDDFP
Associação Gota d'Água (Autistas) - Bento Gonçalves, RS
Associação Habeas Corpus - dos amigos e familiares dos reclusos em Santa Catarina
Associação Projeto Gerações
Associação Prudente recuperando vidas Nossa Senhora do Carmo - APREV
Associação Prudentina de Prevenção à Aids - Assistente Social- APPA
Assopra - Associação Otimização Pró Autista
ABCAB - Associação Beneficiente Comunitária Amigos do Boqueirão
ACAT-Brasil - Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura
ACT - Aliança de Controle do Tabagismo
ANAPAR - Associação Nacional dos Grupos de Pacientes Reumáticos
ANDHEP - Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação NADIR - Núcleo de Antropologia do Direito - USP
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Presidente Prudente
APEAME - Associação de Pais do Ceame - Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional de Rio Grande
APPA - Associação Prudentina de Prevenção à Aids
Cáritas Paroquial São Domingos Sávio e São Brás
Católicas pelo Direito de Decidir - ONG de SP
Centro da Cidadania da Mulher de Perus / Zona Norte - SP
Centro de Cidadania, Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social “Dorothy Stang”
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDECA Sapopemba
Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas
Centro de Direitos Humanos de Sapopemba - CDHS "Pablo Gonzales Olalla"
Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Vila Prudente/Sapopemba
Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos
Centro Popular de Defesa dos Direitos Humanos Frei Tito de Alencar Lima
Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo
Centro Acadêmico XI de Agosto (USP)
Coletivo Contra a Tortura (CCT-SP)
Comissão Pastoral da Terra (MS)
Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos
Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo - SP
Conectas Direitos humanos
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª região
Conselho Regional de Serviço Social - 9ª Região
Conselho Tutelar de Pimentas
Conselho Tutelar do Distrito de José Bonifácio
Conselho Tutelar da Região Sul do Município de Osasco
Defensoria Pública da União em São Paulo
EAACONE - Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira
Entidade Filantrópica Projeto Esperança São Pedro Apóstolo
Entre Nós - Assessoria, Estudo e Pesquisa em Gênero e Raça - ONG do ABC Paulista
Escola de Governo de São Paulo
Escritório Hannud e Velloza Advogados
Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns” da Faculdade de Direito da PUC/SP
Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP/CUT
Fé-minina - Movimento de Mulheres de Santo André
Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba - FLAMAS
Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade de São Paulo
Frente Popular das Favelas de Carapicuíba
Fundação Mirim de Desenvolvimento Social, Educacional e Profissional do Adolescente de Presidente Prudente
Grupo de Estudos Mulher e Gênero Margarida Alves
Grupo de Pacientes Artríticos de São Paulo (GRUPASP)
Grupo Disparada, gestão eleita do Centro Acadêmico 22 de Agosto (Direito PUC/SP)
IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
Identidade - Grupo de Luta Pela Diversidade Sexual/ Campinas-SP
Instituto Baresi
Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico
Instituto Cisne - Vivendo o Ser Humano - Carapicuíba
Instituto Daniel Comboni
Instituto de Cidadania Raízes
Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD
Instituto Eides - Escola Interativa de Desenvolvimento Social
Instituto Luiz Gama
Instituto Pólis
Instituto Práxis de Direitos Humanos - IPDH
Instituto Pro Bono
Instituto Projetos Terapêuticos
Instituto Sou da Paz
Instituto Terra, Trabalho e Cidadania - ITCC
Irmãs de Jesus Bom Pastor - Pastorinhas - Comunidade de Eldorado
JA - Associação dos moradores do Jd America IV e Adjacentes - Marília/SP
Jockey Instituição Promocional - São Vicente - SP
Liga Brasileira de Lésbicas
Marcha Mundial das Mulheres
MOAB - Movimento dos Ameaçados por Barragem - Vale do Ribeira
Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia (MMFD)
Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB – Brasil
Movimento de Mulheres de Santo André
Movimento Direito Para Quem
Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC
Movimento em Defesa dos Pequenos Agricultores (MDPA)
Movimento Mães de Maio
Movimento Nacional da População de Rua - MNPR
Movimento Nacional de Direitos Humanos - Regional São Paulo
Movimento Preserva Taubaté
Núcleo de Estudos da Violência da USP
Núcleo de Estudos do Direito Alternativo - NEDA
Núcleo de Práticas Jurídicas Escritório Modelo "Dom Paulo Evaristo Arns" - PUC/SP
Núcleo São Paulo da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
ONG RNP+SOL
Oscip Boracéia Viva
Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Ceará
Ouvidora Geral da Defensoria Publica do Acre
Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo - CNBB Sul I
Pastoral Carcerária Nacional - CNBB
PLENU Instituto Plena Cidadania - Sorocaba
Procon Municipal de Barra Bonita
Procuradoria do Município de Taubaté
Projeto Aconchego - Secretaria de Assistência social e Cidadania de Carapicuíba
Projeto Crer-Ser - Cidade Ademar
Promotoras Legais Populares de São Bernardo do Campo
Promotoras Legais Populares de São Caetano do Sul
Promotoras Legais Populares de Sorocaba
Rede contra o Tráfico de Pessoas "Um Grito pela Vida" - Regional CRB/SP
Rede Social de Convivência Familiar e Comunitária de Guarulhos
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Sociedade Comunitária Ecológica Cultural da Zona Leste/SP
SOF - Sempreviva Organização Feminista
Sos Peace - Movimento para o Resgate da Paz, do Meio Ambiente e do Amor pela Vida
Terra de Direitos - Organização de Direitos Humanos
UNAS - União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis
União dos Moradores da Jureia
Uneafro Brasil - União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora
União dos Movimentos de Moradia de São Paulo - UMMSP
Lista de JURISTAS e INTELECTUAIS contra o PLC 65/2011:
Alexandre Morais da Rosa, professor de Processo Penal da UFSC, Juiz de Direito (TJSC)
Alvino Augusto de Sá, professor Livre Docente de Criminologia, do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia, da Faculdade de Direito da USP
Ana Lucia Sabadell da Silva - Prof. Titular de Teoria do Direito e Vice-Diretora da Faculdade de Direito da UFRJ
Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer - Professora do Departamento de Antropologia da USP
Ana Maria Pimenta Carvalho, professora Livre Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP - Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas
Antônio Alberto Machado, professor da Unesp, campus de Franca-SP
Belisário dos Santos Júnior, jurista e advogado
Celso Antônio Bandeira de Mello, professor emérito da PUC-SP
Celso Luiz Prudente, Antropólogo, Cineasta, Professor Doutor Adjunto da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
David Sanchez Rubio, de la Facultad de Derecho - Universidad de Sevilla
Deisy Ventura, Professora do Instituto de Relações Internacionais da USP
Élida Lauris, pesquisadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Fábio Konder Comparato - Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Medalha Rui Barbosa da Ordem dos Advogados do Brasil
Frederico de Almeida - Coordenador da Graduação em Direito da FVG-SP
Frei Betto
Geraldo Prado, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
José Carlos Dias, jurista, ex-ministro da Justiça do Governo FHC e ex-Secretário de Justiça do Governo do Estado de São Paulo
Jeferson Fernando Celos, professor da UNESULBAHIA
Juarez Tavares, professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Leonardo Vieira Wandelli - Magistrado e Professor da EMATRA-PR
Marcelo Semer - Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, ex-presidente da AJD
Marcus Orione Gonçalves Correia, professor da Faculdade de Direito da USP e Juiz Federal
Maria Cristina Gonçalves Vicentin - Profa Dra. e Vice-coordenadora do Programa de pós-graduação em Psicologia Social da PUC-SP
Maria Tereza Sadek, professora do Departamento de Ciência Política da USP
Paulo César Endo, professor doutor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)
Roberto Romano, professor de ética e filosofia política da Unicamp
Rubens Roberto Rebello Casara, Juiz de direito do TJ do RJ
Samuel Martins dos Santos, Professor de Direito Constitucional - CESUSC - Florianópolis
Sérgio Brito Ferreira - Ministério Público de Minas Gerais
Weida Zancaner, professora de Direito Administrativo e de Fundamentos de Direito Público da PUC-SP
* Atualizada às 08h45 - 13/12/2011