Defensoria lança Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no ambiente de trabalho
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Garantir um ambiente de trabalho plural, respeitoso e saudável. Com esse objetivo, a Defensoria lançou em evento realizado na quarta (7) sua Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no ambiente de trabalho.
A política foi consolidada pelo Ato Normativo DPG nº 146, publicado em outubro. Durante o evento realizado no Auditório da instituição, a 1ª Subdefensora Geral, Juliana Belloque, afirmou que a intenção é enfrentar problemas, com liberdade para conversa sobre o tema, sem tabus. “Hoje, apesar de ser o início de uma política nova, ela é o resultado de 2 anos de reflexões e maturação da ideia para sua implementação”, ressaltou.
A consolidação da política é fruto de um amadurecimento e diálogo que envolveu diversos órgãos– tais como Corregedoria-Geral, Ouvidoria-Geral, Núcleos Especializados, Centro de Apoio e Desenvolvimento Institucional (CADI) do Departamento de Recursos Humanos, entre demais órgãos que compõem a Administração Superior. A iniciativa busca trazer à Defensoria Pública boas práticas observadas em outros órgãos, zelando por um ambiente de trabalho harmônico e respeitoso para todos e todas profissionais que atuam na instituição.
O evento contou também com a participação da Procuradora do Estado Ana Sofia Schmidt de Oliveira, que compartilhou a experiência da PGE sobre o tema, bem como com a Procuradora do Trabalho Valdirene Silva de Assis, que fez uma avaliação baseada em casos do tipo que chegam ao Ministério Público do Trabalho. “É importante criar um espaço que se propõe a oferecer acolhimento”, opinou Ana. “A prática de assédio afeta não só duas pessoas – assediador e assediado – mas todo o ambiente de trabalho”, disse Valdirene.
Foi lançada uma cartilha informativa sobre a Política, que já pode ser acessada neste link.