“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Regional de Sorocaba da Defensoria Pública do Estado de São Paulo acaba de inaugurar uma nova área para os filhos que acompanham suas mães na busca por um auxílio jurídico na instituição: a brinquedoteca. Destinada a crianças de 3 a 10 anos de idade, o espaço conta com mesa e cadeiras, tapetes de borracha alfanuméricos, brinquedos de madeira, giz de cera e papel.
A ideia da instalação das brinquedotecas nas Unidades de Atendimento da Defensoria surgiu após a percepção de que 65% (sessenta e cinco por cento) dos usuários dos serviços da Defensoria Pública são mulheres, e um terço delas levam crianças menores de sete anos às Unidades, de acordo com pesquisa realizada pela Ouvidoria-Geral da Defensoria e pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap).
Na Regional de Sorocaba, o local está em funcionamento desde o dia 28 de setembro. Para ampliar as atividades disponíveis para as crianças, a Regional está realizando uma campanha entre Defensores e Servidores para arrecadação de livros infantis, que serão emprestados aos usuários do espaço enquanto aguardam o atendimento.
A implantação deste projeto faz parte do desafio de estruturar de forma adequada as Unidades da Defensoria, visando a melhoria do atendimento ao cidadão e da prestação de assistência jurídica. O planejamento do espaço “Espera Feliz”, como foram chamadas as brinquedotecas, foi feito pela Assessoria de Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão da Defensoria, em conjunto com Coordenadoria Geral da Administração. A Assessoria é o órgão da Defensoria Pública que trabalha para formular as melhores soluções na área de atendimento ao público para modernizar e tornar mais eficazes as atividades desenvolvidas.
Das 34 unidades de Atendimento da Defensoria, na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, e no interior paulista, 29 já receberam material e já montaram o espaço “Espera Feliz”, como a regional de Araraquara, as unidades da Capital Paulista, e a de Sorocaba, por exemplo.
De acordo com a Defensora Pública Natália da Costa Nora, a Assessoria já deu início a outro pedido de compras para incrementar o material das brinquedotecas.
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br