Defensoria Pública faz intermediação entre Prefeitura de Osasco e Eletropaulo para evitar despejo de moradores do Jardim Aliança
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Defensoria Pública faz intermediação entre Prefeitura de Osasco e Eletropaulo para evitar despejo de moradores do Jardim Aliança
Os moradores do Jardim Aliança, em Osasco, na Grande São Paulo, estão mais tranquilos desde que a unidade da Defensoria Pública em Osasco começou a auxiliá-los numa ação de reintegração de posse promovida pela Eletropaulo, que pede a desocupação do terreno próximo a uma torre de transmissão de energia. Por meio de tratativas entre a Defensoria, a Prefeitura da Cidade e a própria Eletropaulo, a desocupação, que segundo os moradores estava marcada para acontecer nesta quarta-feira, 21 de outubro, foi suspensa.
No último dia 8 de outubro, cerca de 200 moradores da área se encontraram com o Defensor Público Wladimyr Alves Bitencourt e pediram que o Defensor tentasse um acordo para impedir que a desocupação acontecesse sem que todos estivessem sido beneficiados pelos programas habitacionais promovidos pela Prefeitura. Depois deste encontro, os moradores ainda fizeram um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas, que foi encaminhado por Bitencourt ao presidente da Eletropaulo, que de acordo com o Defensor, se mostrou disposto a fazer negociações em prol das famílias.
Além disso, representantes da Secretaria da Habitação de Osasco também se reuniram com o presidente da empresa e teriam se comprometido a elaborar um plano para retirar as cerca de 350 famílias que vivem no local e encaminhá-las para uma área ainda a ser definida.
“Conseguimos resolver esta questão de forma administrativa, sem precisar entrar com ação. Fico contente por termos conseguido resolver esta situação sem nenhum tipo de recurso, tudo na base da conversa, porque tanto nós da Defensoria, como a Prefeitura e também a Eletropaulo, nos mobilizamos para ajudar a população”, afirmou o Defensor Público.
Segundo Bitencourt, uma audiência será marcada nos próximos dias para firmar o acordo feito entre a Eletropaulo e a Prefeitura. A Defensoria Pública estará presente, para garantir a defesa dos interesses dos moradores do Jardim Aliança.
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br