Deputada estadual Maria Lucia Amary visita unidade da Defensoria em Santo Amaro

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 23 de Outubro de 2009 às 07:00 | Atualizado em 23 de Outubro de 2009 às 07:00

A deputada estadual Maria Lucia Amary visitou, na manhã desta quinta-feira (22/10), a unidade de Santo Amaro da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. A Defensora Pública-Geral, Cristina Guelfi Gonçalves, o 2º Subdefensor Público-Geral, Davi Eduardo Depiné Filho, e o Defensor Público Coordenador da Unidade, Eduardo João Ra, acompanharam a visita, juntamente com vários Defensores da mesma Regional.

Além de conhecer as instalações da unidade, a deputada também conversou com os Defensores Públicos da Regional Sul e se surpreendeu com o trabalho realizado pela Defensoria. “É muito importante saber que a Defensoria está caminhando no sentido certo, dando um atendimento de qualidade para as pessoas que precisam de assistência judiciária”.

Maria Lucia Amary também elogiou a estrutura da unidade de Santo Amaro. “As pessoas que procuram a Defensoria são simples, e é fundamental que elas sejam atendidas de forma decente, que se sintam acolhidas. E pelo que vemos aqui, elas realmente são bem tratadas”, elogiou.

Dedicada às questões relacionadas à mulher, Maria Lucia Amary quis saber sobre os trabalhos da Defensoria a respeito deste assunto. Cristinha Guelfi Gonçalves explicou: “Temos um Núcleo Especializado em Defesa da Mulher e, através dele, procuramos sempre estabelecer políticas que busquem evitar a violência doméstica. No entanto, atuamos em Casas de Referência à Mulher, em razão de parceria com a Prefeitura de São Paulo, com o ajuizamento de centenas de medidas protetivas a cada mês”.

No encontro, o papel dos Defensores Públicos também foi discutido. A Defensora Pública Samanta Cristina Ramos explicou que o trabalho deste profissional ultrapassa a prestação de assistência jurídica. “Além de trabalhar como advogados, nós também somos agentes de educação social e de promoção da cidadania. Em alguns casos, nós atuamos até como intermediadores de conflitos, principalmente nesta área de família”.

Na ocasião, a Defensora Pública-Geral ainda ressaltou a importância do projeto de Lei aprovado ontem pela Assembléia Legislativa de São Paulo, que cria mais cem novos cargos de Defensores Públicos no Estado. “Desde quando a Defensoria foi criada, já avançamos muito, mas sabemos que a Defensoria pode crescer ainda mais. A aprovação da Lei que cria os novos cargos foi uma vitória para nós e para toda a população do Estado de São Paulo, para que possamos aprimorar e ampliar os serviços prestados. Nossa luta é no sentido de que em cada comarca onde há um juiz e um promotor, haja também um Defensor Público”.

A unidade de Santo Amaro da Defensoria Pública possui 18 Defensores Públicos, que atuam nas áreas cível, de família, e de infância e juventude não infracional. Diariamente são atendidas, em média, de 350 a 400 pessoas. Localizada na rua Américo Brasiliense, n.º 2139, a unidade abrange três foros regionais (Santo Amaro e futuros fóruns de Campo Limpo e M´Boi Mirim), e uma população de cerca de 2,4 milhões de habitantes. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h.

Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br