Defensores públicos atenderam mais de 500 pessoas nas cidades da região de Sorocaba
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Na semana de 21/07 a 25/07, os 12 defensores públicos da Regional de Sorocaba realizaram força tarefa em 11 cidades da região e atenderam mais de 500 pessoas durante os plantões de atendimento nas cidades. A força-tarefa está sendo realizada para garantir o atendimento da população de baixa renda nas cidades que a OAB/SP deixou de atender em razão da não renovação do convênio com a Defensoria Pública.
Os plantões de atendimento foram realizados em Avaré, Capão Bonito, Cerqueira César, Itapetininga, Itapeva, Itu, Piedade, Porto Feliz, Salto, São Roque e Votorantim.
Em razão dos 503 atendimentos realizados, os defensores públicos elaboraram 65 petições relacionadas a casos cíveis e de família emergenciais. Na área criminal e execução penal, realizaram mais de 150 atendimentos nos fóruns, elaboraram 25 petições relacionadas a ações e recursos criminais, impetraram 8 habeas corpus para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e 4 habeas corpus para o Superior Tribunal de Justiça. Também participaram de 82 audiências de réus presos, adolescentes internados e de casos urgentes cíveis e de família.
“Com a divulgação, a procura pelo atendimento nas cidades aumentou na última semana. Também temos realizado um trabalho junto à população para compreensão da situação e paralelamente estamos atendendo a demanda da melhor forma possível”, explicou a defensora pública Coordenadora da Regional de Sorocaba Valéria Nascimento.
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br