“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Foram inauguradas nesta sexta-feira (22/7) as novas instalações do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública de SP na sede do Tribunal de Justiça paulista (TJSP). É a primeira vez que a Defensoria conta com um espaço de atuação dentro do Palácio da Justiça, onde ocorrem sessões de julgamento em segunda instância. O espaço receberá Defensores Públicos e Servidores que trabalham com o acompanhamento e atuação judicial em segundo grau.
Na cerimônia, o Defensor Público-Geral, Davi Depiné, agradeceu ao TJSP pela cessão do espaço e colocou a Defensoria à disposição do Tribunal para outros trabalhos. “Este espaço, mais do que a dimensão física, representa o acesso à Justiça no TJSP, a sensibilidade do Tribunal com relação à população mais vulnerável do Estado, que é atendida pela Defensoria”, afirmou Depiné.
O Presidente do TJSP, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, afirmou que o espaço reforça uma parceria muito positiva e que será cada vez mais consolidada, visando a melhoria dos serviços judiciários. “Sou um grande admirador dos nossos Defensores. Vejo o trabalho que executam, com idealismo, cada um com um objetivo inovador, transformador. Acho isso importante, porque estamos no TJSP para defender a cidadania, que se faz justamente abrindo espaço para que a Justiça se realize da melhor maneira, sempre dando espaço especial aos mais vulneráveis.”
Também estiveram presentes à cerimônia, entre outras autoridades, o Vice-presidente do TJSP, Desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o Presidente da Seção de Direito Privado, Desembargador Luiz Antonio de Godoy; e o Presidente da Seção de Direito Criminal, Desembargador Renato de Salles Abreu Filho. Representando a Defensoria, também compareceram a Defensora Pública Ana Paula Kayamori de Oliveira, próxima Corregedora da instituição; a Defensora Stéfanie Kornreich, Coordenadora Auxiliar do Núcleo de Segunda Instância; e o Defensor Rafael Ramia Muneratti, responsável pelo Núcleo em Brasília.