Defensoria Pública realiza inauguração oficial de nova sede em Caraguatatuba

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”.

Publicado em 18 de Outubro de 2019 às 12:30 | Atualizado em 18 de Outubro de 2019 às 12:30

A Defensoria Pública de SP inaugurou oficialmente na manhã desta sexta-feira (18/10) suas novas instalações na cidade de Caraguatatuba (cerca de 180 km da Capital). A nova sede está localizada na Rua Guaratinguetá, nº 72, Loteamento Sumaré.
 
O novo prédio que comporta a unidade de Caraguatatuba possui ambiente espaçoso e arejado, com salas destinadas à realização de atendimentos individualizados. O prédio está de acordo com os padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção, possuindo rampa de acesso e banheiros adaptados. 

  

O 3º Subdefensor Público-Geral do Estado, Florisvaldo Antônio Fiorentino Junior, disse que é sempre relevante para a instituição inaugurar uma nova unidade. Ele relembrou que, até o final de 2018, a Unidade contava com apenas dois Defensores, e que ampliar o quadro foi muito importante para acolher a população de Caraguatatuba. “É sempre um prazer compartilhar o júbilo deste momento de felicidade. Além de ser um espaço adequado a Defensores, Servidores e Estagiários, é também um espaço para acolher a população carente com dignidade e cada vez mais qualidade”.
 
Florisvaldo também citou os Servidores da Coordenadoria Geral da Administração que se empenharam na estruturação e reforma da nova Unidade: Francisco Mendes de Souza Filho, Eni Luize Gomes Vasques, Domingos da Silva Ribeiro Neto, Marcelo Ronze Targa, Wagner Teruo Kawata e Danilo José Pinto – agradecendo pelo trabalho de toda a equipe. 

  

O Defensor Público Coordenador da Unidade, Luan Campos Boldrini, disse que, em Caraguatatuba, a Defensoria Pública tem parceiros importantes na defesa de direitos da população mais carente, como membros do poder Executivo, do poder Judiciário, do Ministério Público, da OAB, da Polícia Militar, entre outros. Agradeceu a parceria dessas entidades, e também de Defensores, Servidores e Estagiários da Unidade. “Porém, a nossa parceria mais importante é com a população de Caraguatatuba, razão de ser da existência da Defensoria e motivo pelo qual trabalhamos incansavelmente.  É nesse espírito de parceria e cordialidade que gostaria de reafirmar o compromisso intransigível e perene dos Defensores de Caraguatatuba e de todo o Estado com a defesa e garantia dos direitos daqueles que mais necessitam”.
 
Coordenadora da Regional São José dos Campos da Defensoria, a Defensora Pública Helena de Lacerda Rodrigues Lage disse que o novo prédio traz avanços para o serviço prestado à população. “Esse novo espaço foi planejado para que, além de economizar recursos e permitir um convívio melhor entre todos, o atendimento prestado aos nossos usuários seja também mais acolhedor”. 

  

Augusto Barbosa, Presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos, parabenizou a inauguração de um novo espaço. “É motivo de felicidade chegar numa instituição nova e ver a Defensoria Pública crescendo com qualidade, o que é imprescindível para a qualidade do serviço prestado pela instituição”.
 
Também participaram da cerimônia de inauguração da nova Unidade a 2ª Subdefensora Pública-Geral, Fabiana Zapata, a Corregedora-Assistente da Defensoria Pública, Andrea Perencin de Arruda Ribeiro Rios, o Ouvidor-Geral da instituição, Willian Fernandes, a representante da Associação de Servidores da Defensoria, Cristina Pereira de Oliveira, o Secretário Municipal de Saúde, Amauri Barboza Toledo, representando o Prefeito Municipal, além de Juízes, Promotores de Justiça, Policiais Militares, representantes de Parlamentares Municipais, Advogados/as, lideranças comunitárias e integrantes da sociedade civil.
 
 
 
Atividades

A Unidade conta com 4 Defensores Públicos com atuação em áreas de família, cível, fazenda pública, criminal, execução penal, e infância e juventude.

O atendimento inicial para a população carente de Caraguatatuba já é realizado no local desde julho de 2019. O atendimento inicial para a população é realizado de às terças e quintas-feiras, com distribuição de senhas entre 8h e 9h30 (atendimentos cíveis) e entre 13h e 14h30 (atendimentos criminais). ​