PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Pré-conferências de Marília, Bauru e São José do Rio Preto atraem cerca de 240 pessoas

Sociedade civil organizada debateu e formulou propostas para ajudar a planejar a atuação da Defensoria Pública de SP

Publicado em 28 de Agosto de 2025 às 11:14 | Atualizado em 28 de Agosto de 2025 às 11:17

Marília

Marília

O segundo bloco das pré-conferências regionais do 10° Ciclo de Conferências da Defensoria Pública de São Paulo ocorreu no dia 23 de agosto, nas cidades de Marília, Bauru e São José do Rio Preto. Ao todo, cerca de 240 pessoas participaram das atividades, com destaque para associações de pessoas idosas; parentes de pessoas encarceradas e egressos do sistema carcerário; e coletivos de mulheres e de igualdade racial e de gênero.

"Hoje é um dia muito importante para São José do Rio Preto e região, pois a população tem a oportunidade de vir até a Defensoria Pública e dizer o que espera dela nos próximos 2 anos", disse o Defensor Público Coordenador Regional, José Henrique Golin. "É mais uma etapa do nosso diálogo com a sociedade civil, para ouvir, discutir e entender o que a sociedade civil quer para os rumos da Defensoria Pública, numa construção democrática", complementou o Terceiro Subdefensor Público-Geral, Bruno Baghim, que conduziu a pré-conferência de Marília. "Estamos alegres e muito honrados com a participação efetiva e volumosa da sociedade civil. Acreditamos na importância desse espaço democrático para orientar a atuação da instituição no próximo biênio", disse a Defensora Pública Chefe de Gabinete da DPE-SP, Amanda Polastro.  

"A Defensoria Pública é um importante espaço para a gente debater os direitos das mulheres", afirmou Lucília Gonçalves, uma das fundadoras do Coletivo de Mulheres de Garça, que participou do evento em Marília. "Gostaria de agradecer a Defensoria Pública por nos proporcionar esse momento de debate, de aprimoramento dos serviços públicos oferecidos pela instituição", afirmou Eduardo, morador de Cedral, antigo distrito de Rio Preto.

10º Ciclo de Conferências

Até 11 de outubro, serão realizadas 23 pré-conferências regionais, em todo o Estado de São Paulo. Nos dias 31/10 e 1º/11, delegadas e delegados eleitos em cada pré-conferência virão à capital para a Conferência Estadual.

Nesse evento, serão votadas as propostas eleitas nas pré-conferências, para selecionar aquelas que servirão de base para a elaboração do Plano de Atuação da Defensoria Pública de SP, que vigorará no biênio 2026/2027.

Saiba mais sobre o Ciclo de Conferências e confira o calendário de eventos