Defensoria Pública em Ribeirão Preto promove Curso de Formação de Defensoras Populares em penitenciária feminina
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública em Ribeirão Preto iniciou na última quinta-feira (9) o primeiro Curso de Formação de Defensoras Populares na Penitenciária Feminina da cidade. A atividade busca realizar de maneira pioneira aulas educacionais abordando temas que rodeiam a vida das mulheres sentenciadas, tais como mercado de trabalho e emprego, escolaridade, violência doméstica, preconceito racial, relações familiares, relações amorosas, processo de execução penal, entre outros.
Os temas ministrados foram escolhidos de acordo com o interesse das alunas para que haja uma maior conexão com suas vidas, dialogando diretamente com suas vivências por meio de assuntos que lhes são importantes e que permitam a realização de troca de saberes. A iniciativa é do Defensor Público Rafael Bessa, que participou da abertura do curso e proferiu a primeira aula, sobre execução penal.
O curso será promovido em dois módulos e destinado, inicialmente, a 20 mulheres que cumprem pena em regime fechado. O primeiro módulo será realizado até dezembro, com oito palestras, já o segundo está previsto para 2018, com outras 16 aulas. As horas do curso serão contabilizadas para fins de remição de pena – a cada 12 horas de estudo equivale a um dia. Todo o curso será certificado pela Escola da Defensoria Pública (Edepe). É a primeira vez que uma iniciativa neste formato é promovida pela Defensoria Pública em uma penitenciária.