“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A população de Jaú pode contar a partir de hoje com um novo local para o atendimento promovido pela Defensoria Pública de SP.
Inaugurada nesta manhã (9/5), a nova sede da Defensoria na cidade está localizada no Centro (Rua Bento Manoel, nº 282) e dispõe de ambiente arejado e espaçoso, além de um fraldário e uma brinquedoteca para as crianças dos cidadãos que buscam atendimento. A nova sede também está de acordo com padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção.
A unidade Jaú da Defensoria Pública conta com três Defensores Públicos, que atuam nas áreas cível, penal, criminal e infância e juventude. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A distribuição de senhas ocorre entre 8h e 9h, e todos que chegarem durante esse período serão atendidos no mesmo dia.
Durante a solenidade de inauguração, a Defensora Pública-Geral do Estado, Daniela Sollberger Cembranelli, disse que a inauguração de um novo espaço da Defensoria Pública é sempre motivo de comemoração. “É mais um tijolo colocado nesse grande edifício que é a Defensoria Pública. Todas as vezes que inauguramos um novo espaço, pensamos na qualidade do trabalho do Defensor Público e, sobretudo, no intuito de aproximar a população do serviço da instituição, com qualidade e garantia de pleno acesso à Justiça”, afirmou.
Daniela apontou ainda a necessidade de ampliar ainda mais o serviço da instituição pelo Estado, sempre com um atendimento de qualidade. “A Defensoria Pública é uma instituição que existe para atender àqueles que mais precisam, uma instituição que foi pensada e idealizada pela Constituição para bem servir as pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse. “Onde há um Juiz de Direito e um Promotor, deve haver um Defensor Público para fazer valer os direitos da população”, finalizou.
O Coordenador da unidade de Jaú, Defensor Luis Gustavo Fontanetti da Silva, agradeceu a presença das diversas autoridades presentes e ressaltou que esse prestígio deve-se ao reconhecimento por parte da sociedade jauiense ao trabalho de qualidade desenvolvido pela Defensoria.
Luis Gustavo traçou um histórico da atuação da Defensoria na cidade e disse que se assemelha com a trajetória da instituição em todo o Estado. “Cheguei a Jaú em 2007 e, naquele momento, atendíamos à população em uma sala emprestada; não dispúnhamos de funcionários e contávamos com poucos equipamentos. Mas a instituição cresceu e houve um avanço na estrutura das unidades – é nesse contexto que a cidade de Jaú ganha esse presente. Hoje contamos com espaço adequado de espera, cabines individualizadas para o atendimento e espaço reservado para o atendimento multidisciplinar”, disse.
Compareceram também à solenidade Jorge Roberto Pires de Campos (Secretário Adjunto da cidade, representante da Prefeitura de Jaú), o Vereador Fernando Frederico de Almeida Junior (representante da Câmara Municipal de Jaú), Júlio Cesar Fiorino Vicente (Presidente da Subseção da OAB em Jaú), Luís César Rossi Francisco (3º Subdefensor Público-Geral do Estado), Luciana Jordão (Defensora Pública Coordenadora Geral de Administração), Florisvaldo Antonio Fiorentino Junior (Defensor Coordenador da Regional de Bauru), entre outras autoridades.