Defensoria promove Cine Debate sobre documentário "Menino 23 - Infâncias perdidas no Brasil"
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP realiza no dia 13/3 (próxima terça-feira), na Capital, nova edição do Cine Debate, com exibição do documentário “Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil”. O evento ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Centro de São Paulo), e vai das 17h30 às 21h. Não há necessidade de inscrição.
O título do filme, dirigido por Belisario Franca, faz alusão a Aloisio Silva, que era chamado pelo número 23 durante a infância na década de 1930, período em que foi escravizado em uma fazenda do interior de São Paulo por fazendeiros ligados ao pensamento eugenista (nazismo e integralismo).
O documentário é baseado na tese “Educação, autoritarismo e eugenia”, do historiador Sidney Aguilar Filho, que participa do debate após a exibição do longa. Em seu estudo, o pesquisador mostrou que empresários removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para a cidade de Campina do Monte Alegre (SP) para dez anos de escravidão e isolamento.
O evento é promovido pela Escola e pelo Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial da Defensoria.