“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
O que dificulta a implantação de políticas públicas favoráveis aos povos indígenas no Brasil? Para a Defensora Pública Maíra Coraci Diniz, coordenadora do Núcleo de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, um dos grandes obstáculos é a falta de informação. “Precisamos entender melhor a cultura indígena”, diz.
Por essa razão, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Defensoria Pública da União realizam, de 23 de abril a 29 de maio, o curso “A questão indígena: Caminhos e Desafios”. O curso contará com a presença de diversas lideranças do movimento indígena, além de pesquisadores especialistas do tema e defensores. No encerramento, será realizado um encontro no CECI Jaraguá, que reunirá alunos, lideranças e defensores.
Na abertura do curso, que acontece na próxima sexta-feira, 23 de abril, das 19h às 22h, o militante indígena e doutorando pela PUC, Edson Kayapó, e o antropólogo e escritor Benedito Prezia, falarão sobre os desafios para o estudo da questão indígena na escola. Após a palestra será exibido o vídeo “Brasil Indígena, cinco séculos de resistência”.
Segundo Maíra Coraci Diniz, um dos objetivos do curso é levar ao aluno conhecimentos sobre as várias culturas indígenas para poder defender seus direitos.
O curso também espera fornecer ferramentas que permitam a implementação da lei 11.435/2008, que tornou obrigatório o estudo dos povos indígenas no currículo oficial das escolas de ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas.
Local: Anfiteatro da Defensoria Pública da União, rua Fernando de Albuquerque, 155 (perto da rua Bela Cintra, próximo à av. Paulista).
Inscrições: Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Telefone: (11) 3112-1278 (à tarde). Vagas limitadas
Duração: 36 horas
Datas: 23 e 24 de abril, 07, 08, 14, 15, 21, 22 e 29 de maio.
Horário: sextas, de 19h as 22h, e sábados, de 09h às 13h.
Público alvo: professores de ensino fundamental e médio, membros da Defensoria do Estado e da União, lideranças indígenas, estudantes etc.
Programação:
23/04 (sexta-feira) – Abertura oficial
Tema: Desafios da questão indígena na escola
Palestrantes: Benedito Prezia e Edson Kaiapó
24/04 (sábado)
Tema: Conhecendo as várias culturas indígenas
Palestrantes: Niminon Suzel Pinheiro e Marcos Tupã
07/05 (sexta-feira)
Tema: Os povos do cerrado – Xavante Bororo
Palestrantes: Renate Vietler e Jurandir Siridiwê Xavante
08/05 (sábado)
Tema: Os indígenas do Nordeste e os povos resistentes
Palestrantes: Renato Pankararé e Dora Pankararu
14/05 (sexta)
Tema: Utopias indígenas
Palestrantes: Marilia Ghizzi Godoy e Rose Kariri
15/05 (sábado)
Tema: A contribuição indígena para a cultura brasileira
Palestrantes: Benedito Prezia, Daniel Munduruku e Edson Kaiapó
21/05 (sexta-feira)
Tema: Questão indígena: uma questão política
Palestrantes: Gerá, Lucia Helena Rangel e Rejane Pankarau.
22/05 (sábado)
Tema: Questão indígena em São Paulo e o acesso à justiça
Palestrantes: Emerson Guarani, Pedro Macena, Magna Kambé e representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Defensoria Pública da União.
29/05 (sábado)
Encontro dos Defensores Públicos com as lideranças indígenas no CECI Jaraguá, Centro de Educação e Cultura Indígena localizado na aldeia guarani Aldeia Tekoa Pyau, no Jaraguá, zona Norte da cidade de São Paulo.
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br