Defensoria de Mogi das Cruzes instala câmara de conciliação em sua sede
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A regional da Defensoria Pública de Mogi das Cruzes, sensível ao movimento geral a favor da conciliação, instalou em sua sede uma câmara para intermediar acordos em questões de direito de Família e evitar ações judiciais.
A medida já surtiu efeito. Desde que a regional instalou a câmara de conciliação, há quase dois meses, houve sensível diminuição no ajuizamento de ações e execuções de pensão alimentícia, e as ações de separação passaram a ser feitas, na sua grande maioria, de forma consensual.
“Queremos evitar que o conflito chegue ao Judiciário”, afirma o defensor público Gediel Claudino de Araújo Júnior, coordenador-auxiliar da regional. “A conciliação prévia é mais rápida, dá resultado na maioria dos casos, e transmite sensação de Justiça à população, dentro da própria Defensoria”.
O procedimento determina que o defensor público, ao receber um caso de direito de Família, convoque a outra parte interessada, por carta, para a uma sessão de conciliação. Na maioria dos casos, há comparecimento, e o defensor tenta intermediar um acordo. “É mais trabalhoso do que simplesmente entrar com uma ação na Justiça, mas estamos sentindo que vale a pena. É recompensador”, relata Gediel.
“As pessoas estão acostumadas a fazer acordo só na frente do juiz, mas isso precisa mudar. É muito custoso para a sociedade e desgastante para as partes. Por que não fazer o acordo antes?”, propõe.
A regional, que conta com quatro defensores, realiza, em média, 1.100 atendimentos por mês.
Serviço
Defensoria Pública de Mogi das Cruzes
Rua Adelino Torquato, 38
Parque Monte Líbano, Mogi das Cruzes, SP
CEP 08780-300
Tel.: (11) 4799-5089 / 4725-5029
Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h.
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa