Participantes da Conferência Regional de Campinas / Jundiaí pedem mais defensores para a região

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 9 de Maio de 2007 às 21:00 | Atualizado em 9 de Maio de 2007 às 21:00

 

Ampliar o número de defensores atuando na região, divulgar o trabalho da Defensoria Pública nas escolas e bairros e ampliar a atuação na defesa dos direitos do idoso e da infância e juventude. Estas foram algumas das propostas apresentadas pelos representantes de Campinas e Jundiaí, na oitava Conferência Regional da Defensoria Pública, realizada no último sábado (05/05),

 

Foram eleitos, entre os cerca de setenta participantes, nove delegados por Campinas e três por Jundiaí, que representarão as regionais na Conferência Estadual, em São Paulo, nos dias 1º e 2 de junho, quando será aprovado o plano anual de atuação da instituição. Participaram do encontro, realizado na Câmara Municipal de Campinas, representantes de conselhos do idoso, da saúde e da infância e juventude, OAB, e vereadores, entre outros.

 

“A sociedade demonstrou estar preocupada com o número de Defensores e busca sensibilizar o governo para a ampliação do quadro”, afirma a defensora pública Patrícia Malite Imperato, coordenadora da regional de Jundiaí. Outro ponto apresentado foi a promoção de educação em direitos pela Defensoria, através de cartilhas temáticas, folhetos, e palestras em escolas.

 

Noadir Marques da Silva Junior, defensor público coordenador da regional de Campinas, destacou também o pleito por uma divulgação abrangente do trabalho da Defensoria na comunidade, além de uma atuação especializada na defesa dos idosos e da infância e juventude.

 

A Defensoria Pública Regional de Campinas realiza, por mês, cerca de 4.400 atendimentos, e conta hoje conta com seis defensores e cinco procuradores. Em junho a regional receberá cinco defensores aprovados no I Concurso de Ingresso, e um procurador sairá. Os outros quatro procuradores serão substituídos em setembro, por quatro defensores aprovados no II Concurso. Ao término da transição, a Defensoria Pública Regional de Campinas terá um quadro de quinze defensores.

 

A Defensoria Pública Regional de Jundiaí realiza, por mês, cerca de 1.500 atendimentos, e conta hoje com duas defensoras. Em junho a regional receberá dois defensores aprovados no I Concurso de Ingresso, completando o quadro de quatro defensores.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa

imprensa@defensoria.sp.def.br