Grande ABCD quer atuação da regional também nas áreas cível e família

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 9 de Maio de 2007 às 21:00 | Atualizado em 9 de Maio de 2007 às 21:00

 

Atuar nas áreas cível e família e instalar núcleos especializados de moradia, meio ambiente e infância e juventude em parceria com a sociedade civil. Estas foram algumas das propostas apresentadas pelos cerca de cem participantes da Conferência Regional da Defensoria Pública do Grande ABCD, realizada no último sábado (05/05).

 

Foram eleitos, ao final do encontro, nove delegados e três observadores que representarão a regional na Conferência Estadual, em São Paulo, nos dias 1º e 2 de junho, quando será aprovado o plano anual de atuação da instituição. Participaram da Conferência, realizada no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, representantes de conselhos da moradia, do negro, da saúde mental, de moradia, e do poder legislativo local.

 

“A sociedade quer o atendimento da Defensoria também nas áreas cível e família, com o uso da mediação para reduzir os litígios familiares sem a necessidade de recorrer ao Judiciário”, afirma o defensor público Luciano Alencar Negrão Caserta, coordenador regional. A Defensoria Pública Regional do Grande ABCD, que tem unidades em São Bernardo e Diadema, presta atendimento apenas nas áreas criminal, execução penal e infância e juventude (esta última, apenas em Diadema). Segundo Luciano, a regional deverá iniciar em setembro o atendimento na área de família, com a chegada dos defensores aprovados no II Concurso de Ingresso.

 

A regional realiza, por mês, cerca de 900 atendimentos, e conta hoje conta com três defensores e seis procuradores. Em junho os seis procuradores serão substituídos por sete defensores aprovados no I Concurso de Ingresso. Em setembro, a regional recebe mais quatro defensores, aprovados no II Concurso de Ingresso, e completa o quadro de quatorze defensores.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa

imprensa@defensoria.sp.def.br