Alunos se formam no Curso de Defesa Popular da Criança e do Adolescente

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 1 de Outubro de 2013 às 16:00 | Atualizado em 1 de Outubro de 2013 às 16:00

Cinquenta e nove alunos concluíram hoje (1/10) a edição de 2013 do Curso de Defesa Popular da Criança e do Adolescente.

 

Entre os meses de agosto e setembro, eles participaram duas vezes por semana de palestras que envolveram os temas afetos à defesa da criança e do adolescente. O curso foi realizado no Auditório da Defensoria Pública.

O Curso de Defesa Popular da Criança e do Adolescente abordou diferentes questões relativas aos direitos dispostos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo foi fomentar discussões, debater mecanismos de promoção de direitos, capacitar os participantes a identificar situações de suas violações e abordar o planejamento de políticas públicas na área. O Curso teve carga de 50 horas, divididas em quatro módulos, composto de duas ou três aulas.

  

Todas as aulas tiveram enfoque multidisciplinar e contaram com a presença de profissionais de distintas áreas, como Defensores Públicos, Juízes, Psicólogos, Médicos, Assistentes Sociais, entre outros.

Alberto César Oliveira de Souza, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, faz a capelania voluntária do Conselho Tutelar de Santo André. Ele se disse “muito satisfeito com o nível da informação, sua profundidade e alcance, foi maravilhoso. Requer estudo nosso agora do material que recebemos, estou muito satisfeito."

Josiane Morais, assistente social, que trabalha na Unidade Básica de Saúde da Vila Guilherme, relatou que “o curso foi organizado de forma muito certa, pois trouxe uma dimensão teórica do direito da criança e do adolescente e também aproximações práticas, cotidianas.”