EDEPE

Curso de Especialização em Direito Civil

Turma 1 - 2024/2025

O Curso de Especialização em Direito Civil busca trazer uma análise crítica, sensível e interdisciplinar sobre a teoria e a prática no âmbito do Direito Civil, especialmente voltada à defesa da população em situação de vulnerabilidade, o que ainda é pouco explorado em termos acadêmicos.

Nessa linha, o curso tem por objetivos:

1

Atender à demanda por capacitação específica e com rigor acadêmico em relação ao direito privado, especialmente estudado e aplicado na atuação prática cotidiana das Defensorias Públicas, a fim de que o ensino oferecido aprimore e qualifique a prestação dos serviços prestados pela Defensoria Pública e entidades conveniadas, bem como amplie o conhecimento sobre a matéria por parte daqueles que atuam na área (policiais, delegados, advogados, juízes, promotores, etc.) ou se interessem pelo estudo acadêmico sobre o tema;

2

Estimular a pesquisa e o estudo aplicado à inclusão, solidariedade e proteção das pessoas e grupos vulneráveis no direito privado;

3

Habilitar, capacitar e qualificar futuros docentes do Ensino Superior em relação à temática do curso.

O curso será presencial e as aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 22h30, no auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, situado na Rua Boa Vista, nº 200, Centro, São Paulo/SP.

O Curso de Especialização em Direito Civil terá a carga horária de 450 horas (380 horas de aulas presenciais, 46 horas de aprendizagem ubíqua e 24 horas de orientação para o TCC), podendo ocorrer alterações em virtude de feriados não previstos e consequentes adequações no calendário de seminários/palestras, respeitando-se, todavia, o mínimo exigido legalmente. Será composto de 3 (três) módulos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Introduzir a visão interdisciplinar sobre o direito civil, especialmente a partir da perspectiva constitucional, e estudar os temas da parte geral do Código Civil e de obrigações sob a ótica constitucional.

EMENTA


O primeiro módulo do curso pretende introduzir a temática do direito civil constitucional pelo enfretamento de questões relacionadas a superação do individualismo e solidarização do direito privado (1ª disciplina), além da socialização e eticidade nas relações jurídicas privadas (2ª disciplina). Nessas disciplinas, serão estudados temas de intersecção entre o Direito Civil e a atuação da Defensoria Pública pela superação da exclusão, informalidade e vulnerabilidade no direito privado, e questões práticas com estudo de casos concretos de atuação da Defensoria Pública. Pretende, ainda, abordar assuntos relacionados a (in)visibilidade dos direitos da personalidade das pessoas e grupos vulneráveis (3ª disciplina) e atos jurídicos e a interpretação realista da autonomia da vontade (4ª disciplina). Nessas disciplinas, serão estudados temas de direito da personalidade e vulnerabilidade, bem como a autonomia privada, além de questões práticas com estudo de casos concretos de atuação da Defensoria Pública.

DISCIPLINAS


Aula inaugural - Humanismo, Direito e Defensoria Pública
1ª Disciplina - Do individualismo à solidarização do direito privado
2ª Disciplina - Socialização e eticidade nas relações jurídicas
3ª Disciplina - A (in)visibilidade dos direitos da personalidade das pessoas e grupos vulneráveis
4ª Disciplina - Os atos jurídicos e a interpretação realista da autonomia da vontade
5ª Disciplina - Contratos e distrato: o valor do tráfego jurídico na informalidade

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Estudar a atividade empresarial informal, o instituto da responsabilidade civil, e o direito das famílias e das sucessões, todos em perspectiva constitucional.

EMENTA


O segundo módulo do curso pretende abordar as figuras do empresário irregular, das sociedades de fato e da atividade comercial nas ruas (6ª disciplina). Nessas disciplinas, serão visitados assuntos relacionados aos reflexos da vulnerabilidade e da informalidade no trato contratual e empresarial, além de questões práticas com estudo de casos concretos de atuação da Defensoria Pública. Pretende, ainda, abordar assuntos relacionados a responsabilidade civil contratual (7ª disciplina) e extracontratual (8ª disciplina). Nessas disciplinas, serão estudados temas de superendividamento, inadimplemento das obrigações e novas tecnologias, bem como o perfil solidarista da responsabilidade civil contemporânea, além de questões práticas com estudo de casos concretos de atuação da Defensoria Pública. Pretende, por fim, aprofundar questões como a vulnerabilidade e (dis)funcionalidade no Direito das famílias (9ª disciplina), e a validade e os efeitos jurídicos das partilhas de fato e de direito no direito das sucessões (10ª disciplina). Nessas disciplinas, serão estudados temas que vão desde a realidade das mulheres nos núcleos familiares de baixa renda até a transmissão informal de acervos hereditários, além de questões práticas com estudo de casos concretos de atuação da Defensoria Pública.

DISCIPLINAS


6ª Disciplina - Empresário irregular, sociedades de fato e atividade comercial nas ruas
7ª Disciplina - Responsabilidade civil contratual
8ª Disciplina - Responsabilidade civil extracontratual
9ª Disciplina - Vulnerabilidade e (dis)funcionalidade no Direito das famílias
10ª Disciplina - Direito das sucessões: validade e efeitos jurídicos das partilhas de fato e de direito

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Estudar os institutos da posse e da propriedade à luz da função social desses direitos; e estudar os pontos de intersecção e promover o diálogo constitucionalizado entre o direito privado e os direitos difusos e coletivos.

EMENTA


O terceiro módulo do curso pretende tratar da releitura da posse à luz da função social (11ª disciplina) e da visão excludente dos direitos reais por meio do estudo dos meios de acesso à propriedade e outras titularidades de natureza real (12ª disciplina). Nessas disciplinas, serão estudados temas de posse, direito à moradia e à alimentação, e de acesso ao direito de propriedade, além de questões práticas com estudo de casos concretos de atuação da Defensoria Pública. Pretende, por fim, estudar a proteção dos vulneráveis no âmbito do direito privado (13ª disciplina). Nessas disciplinas, serão estudados os mecanismos de participação popular sob uma perspectiva do direito civil, bem como Direitos fundamentais das crianças e adolescentes, direitos da pessoa com deficiência, direitos da pessoa idosa, proteção e defesa dos direitos das mulheres, direitos das pessoas LGBTQI+, raça e combate ao racismo estrutural, defesa das vidas e territórios quilombolas, pessoas em situação de rua e proteção da moradia nos cortiços, pobreza e vulnerabilidade ambiental e hipossuficiência e relações consumo, além de questões práticas com estudo de casos concretos de atuação da Defensoria Pública.

DISCIPLINAS


11ª Disciplina - A releitura da posse à luz da função social
12ª Disciplina - Direitos reais e exclusão: a luta pelo acesso à propriedade e outras titularidades de natureza real
13ª Disciplina - Os grupos vulneráveis no direito privado e as legislações especiais
Aula final

Professor responsável e Coordenador: Felipe Pires Pereira

Titulação acadêmica: Doutor em Direito Civil e Mestre em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Descrição da experiência acadêmica e profissional: Defensor Público do Estado de São Paulo (2007). Foi Professor da Universidade Paulista - UNIP (2009). Professor da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS. Professor convidado de cursos de Pós-graduação Lato Sensu, extensão e preparatórios para concursos públicos. Palestrante e autor de obras jurídicas.


Professor responsável e Coordenador Adjunto: Gustavo Goldzveig

Titulação acadêmica: Mestre em Direito à Saúde pela Universidade Santa Cecília e Especialista em Direito Público pela UNIDERP.

Descrição da experiência acadêmica e profissional: Defensor Público do Estado de São Paulo (2014). Foi Advogado na área cível, consumerista, imobiliário e família entre 2009 e 2013. Foi Professor da Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2013/2014). Professor de diversos cursos preparatórios para OAB e Concursos Públicos, atualmente, no Círculo de Estudos pela Internet (CEI). Palestrante e autor de obras jurídicas.

O investimento do curso compreenderá a taxa de matrícula no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) e 17 mensalidades também no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Serão concedidas 32 bolsas integrais (100%), sendo:

5

para Defensores/as Públicos/as;

5

para Servidores/as da Defensoria Pública de São Paulo;

15

para alunos/as negros/as e indígenas;

3

para alunos/as com deficiência;

3

para alunos/as com necessidade econômico-financeira devidamente comprovada;

1

para alunos/as trans.

Serão concedidas 4 bolsas parciais de 50%:

2

para estagiários/as de pós-graduação da DPESP;

2

para alunos/as monitores/as, que prestem apoio às atividades do curso.

Os/as candidatos/as às bolsas de estudos devem observar as regras do edital e os documentos comprobatórios necessários.

Período de inscrições:
10 a 21/01/2024
Publicação da relação das inscrições deferidas e indeferidas:
29/01/2024
Recurso em face das inscrições indeferidas:
29 a 30/01/2024
Publicação do resultado dos recursos e lista final de inscritos:
02/02/2024
Processo seletivo:
05 a 09/02/2024
Publicação do resultado preliminar do processo seletivo:
15/02/2024
Entrevistas da Comissão Especial, para ratificação das candidaturas de pessoas negras, indígenas e trans:
21/02/2024
Publicação da relação das inscrições deferidas e indeferidas pela Comissão Especial:
22/02/2024
Recurso em face das inscrições indeferidas pela Comissão Especial:
22 a 23/02/2024
Publicação do resultado dos recursos à decisão da Comissão Especial e resultado final do processo seletivo:
27/02/2024
Período de matrícula:
27 a 29/02/2024
Início das aulas - Módulo I:
04/03/2024

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail escola@defensoria.sp.def.br