Após iniciativa da Defensoria, Município de Bauru lança serviço de atendimento a pessoas em situação de rua

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 3 de Maio de 2018 às 12:30 | Atualizado em 3 de Maio de 2018 às 12:30

Após iniciativa e articulação da Defensoria Pública de SP com a Prefeitura de Bauru, o Município implementou no final de fevereiro o “Consultório na Rua”, serviço móvel de atendimento às pessoas em situação de rua na cidade.
 
Desenvolvido em parceria entre o Município e o Governo Federal, o serviço integra a Política Nacional de Atenção Básica, contando com equipe multiprofissional composta por motorista e profissionais de serviço social, técnica em enfermagem, enfermagem, psicologia e medicina.
 
O Consultório na Rua foi implementado após provocação da Defensoria em Bauru, por meio do Defensor Público Fernando Pinheiro Gamito e das Agentes do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Unidade, Micheli Fabiana Salina (Assistente Social) e Henata Mariana de Oliveira Mazoni (Psicóloga). Desde 2016, a Defensoria participou de diversas reuniões com a Prefeitura e a Câmara Municipal visando viabilizar o projeto.
 
A ideia de levar a demanda ao poder municipal surgiu em 2015, após um ciclo de palestras promovidas pela Defensoria Pública sobre a rede básica de atendimento. Segundo Fernando Gamito, o serviço possibilita uma atenção médica às pessoas em situação de rua, que muitas vezes não têm acesso a esse atendimento pelas vias normais do Sistema Único de Saúde, pois não possuem endereço fixo.
 
O serviço começou a ser prestado em fevereiro deste ano, por meio de abordagem e consultas clínicas para diagnóstico, realização de procedimentos médicos como curativos e prescrição de medicamentos e encaminhamento a unidades públicas de saúde e serviços sociais para tratamentos e assistência. As pessoas atendidas são registradas em prontuários médicos para acompanhamento.
 
A unidade móvel presta atendimento das 8h às 14h – parte do horário em local fixo e o restante em circulação pelos principais pontos de concentração de pessoas em situação de rua na cidade.