Inovação tecnológica

Defensoria paulista é reconhecida no Prêmio de Inovação J.Ex 2023

Projeto de atendimento digital com uso de inteligência artificial ficou em segundo lugar na categoria de “Inovação Tecnológica”

Publicado em 22 de Novembro de 2023 às 19:34 | Atualizado em 24 de Novembro de 2023 às 19:02

Projeto de “Digitalização da Prestação da Assistência Jurídica” utiliza inteligência artificial e multicanalidade para ter uma comunicação contínua com o cidadão

Projeto de “Digitalização da Prestação da Assistência Jurídica” utiliza inteligência artificial e multicanalidade para ter uma comunicação contínua com o cidadão

A Defensoria Pública de São Paulo conquistou um destacado lugar no campo da inovação ao ser reconhecida na categoria de "Inovação Tecnológica" durante a 4ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex. A cerimônia de entrega de prêmios ocorreu na noite de terça-feira (21), em Brasília.


Concorrendo com mais 11 projetos de diferentes instituições, a DPE-SP alcançou o segundo lugar com seu projeto de “Digitalização da Prestação da Assistência Jurídica”, que utiliza inteligência artificial e multicanalidade para ter uma comunicação contínua com o cidadão. O projeto permitiu à Defensoria paulista oferecer, por meio da tecnologia, um atendimento mais ágil, eficiente e acessível à comunidade.


Para o defensor público-geral, Florisvaldo Fiorentino Júnior, a conquista da DPE-SP é um “reconhecimento ao trabalho de todas as equipes da Defensoria Pública que, para além dessas premiações, promovem no dia a dia novas formas de capilarizar e qualificar o atendimento prestado pela instituição.”


O primeiro lugar foi compartilhado entre os projetos do Tribunal de Contas do Estado de SP e o Tribunal de Justiça da Bahia. Já o Ministério Público de Tocantins e o Conselho Nacional de Justiça levaram juntos o terceiro lugar.


Além da categoria de "Inovação Tecnológica", a Defensoria paulista também marcou presença em outras duas categorias dedicadas a profissionais. O defensor público-geral foi indicado na categoria de "Liderança Exponencial", enquanto o defensor público e coordenador de Tecnologia da Informação, Erik Saddi Arnesen, na categoria "Executivo de Inovação".

Sobre o Prêmio

O Prêmio de Inovação J.Ex é uma iniciativa que reconhece e celebra projetos, profissionais e instituições que se destacam na promoção da inovação em diversas áreas dentro do ecossistema do Judiciário nacional, impulsionando a transformação da sociedade com práticas diferenciadas e relevantes. Em sua 4ª edição, o prêmio continua a ser um importante reconhecimento para aqueles que promovem mudanças significativas por meio de iniciativas inovadoras.