Política de Privacidade

A Política de Privacidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo descreve as práticas institucionais realizadas para o tratamento de dados pessoais coletados no Portal, com endereço de domínio defensoria.sp.def.br.

Ao acessar o conteúdo do site do domínio defensoria.sp.def.br, a pessoa usuária expressa sua aceitação aos termos constantes nesta página. Caso não concorde com algum desses termos e regras aqui previstos, recomenda-se não acessar ou utilizar o conteúdo.

Os dados de LOGs e cookies (através da ferramenta Google Analytics) são coletados automaticamente pela navegação no Portal. A pessoa usuária poderá obter mais detalhes sobre o Google Analytics, no endereço https://policies.google.com/technologies/partner-sites?hl=pt-BR.

Qualquer uso feito pelo Google dos dados da pessoa usuária, diferente da finalidade prevista, será de responsabilidade exclusiva do Google, isentando a Defensoria Pública do Estado de São Paulo de qualquer responsabilidade decorrente. Caso a pessoa usuária não concorde com a política dessa ferramenta, poderá desativá-la através de um complemento em seu navegador, disponível no endereço https://tools.google.com/dlpage/gaoptout?hl=pt-BR.

Outros dados podem ser solicitados à pessoa usuária para fornecimento voluntário, com o objetivo de viabilizar o acesso a determinados serviços da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Esses dados podem incluir, dentre outros:

nome completo, nome social, identidade de gênero, sexo biológico, raça/cor, data de nascimento, RG, CPF, cidade de moradia ou endereço residencial, domicílio profissional, Estado, país, telefone, e-mail e veículo virtual de comunicação de imprensa.

Ao navegar pelos sites do domínio defensoria.sp.def.br, a pessoa usuária poderá ser conduzida a conteúdos ou serviços de terceiros que poderão coletar suas informações e ter sua própria Política de Privacidade.

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo não garante a segurança e a privacidade de conteúdos externos ao domínio defensoria.sp.def.br, nem que estes estarão disponíveis, livres de códigos maliciosos, erros ou outros problemas e, também, que terceiros não possam acessar e, eventualmente, interceptar e manipular os dados presentes e/ou transmitidos a servidores externos.

O consentimento referente à coleta de dados da pessoa usuária é obtido de forma livre, expressa, individual, clara, específica e legítima. Esses dados e as atividades registradas poderão ser compartilhados com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver requisição, requerimento ou ordem judicial.

Os dados e os registros de atividades coletados são armazenados em ambiente seguro e controlado, pelo prazo mínimo de seis meses, nos termos da Lei n. 12.965/2014 (Marco Civil da Internet). Eles poderão ser excluídos antes desse prazo, caso haja solicitação da pessoa usuária. No entanto, por motivos legais e/ou determinação judicial, bem como para fins de auditoria e segurança, eles poderão ser mantidos por período superior, depois do qual serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro.

A pessoa usuária poderá solicitar, a qualquer momento, a exibição, retificação, exclusão, oposição e/ou limitação ao uso de seus dados pessoais, por meio do e-mail encarregadoLGPD@defensoria.sp.def.br.

Caso a pessoa usuária retire seu consentimento para finalidades fundamentais ao funcionamento do(s) serviço(s), algumas funcionalidades poderão ficar indisponíveis.

O teor desta Política de Privacidade poderá ser alterado a qualquer momento, conforme a finalidade ou necessidade, tal qual para adequação e conformidade legal, cabendo à pessoa usuária verificá-la sempre que efetuar o acesso aos sites do domínio defensoria.sp.def.br.

Na ocorrência de atualizações que demandem coleta de consentimento, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo notificará a pessoa usuária pelo e-mail fornecido.

Eventuais dúvidas sobre as condições estabelecidas nesta Política de Privacidade poderão ser sanadas através do e-mail encarregadoLGPD@defensoria.sp.def.br.

Para mais informações, acesse a página do Órgão Encarregado pelo tratamento de dados pessoais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, clicando aqui.

Glossário
1

Informações enviadas pelos sites de Internet para o computador da pessoa usuária, para identificá-la e obter dados de acesso, como páginas navegadas ou links acessados, permitindo, dessa forma, personalizar a navegação no Portal, de acordo com o seu perfil. Não é necessário aceitar os cookies para navegar no site.

São coletados para fins estatísticos, melhoria do conteúdo e aperfeiçoamento dos serviços no Portal, por meio da ferramenta Google Analytics, de modo anônimo, abrangendo: idioma, país, cidade, navegador, sistema operacional, provedor de serviços, resolução da tela, tipo de dispositivo, modelo do equipamento, páginas acessadas pela pessoa usuária dentro do site, forma como a pessoa usuária acessou o site, tempo na página e termo de pesquisa utilizada no site.

2

Informações relativas a uma pessoa singular/natural identificada ou identificável, que é a titular dos dados. É considerada identificável, a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrônica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, econômica, cultural ou social.

3

Conjunto alfanumérico que identifica os dispositivos das pessoas usuárias na Internet.

4

Registros de atividades das pessoas usuárias efetuados no domínio defensoria.sp.def.br, para fins de estatísticas, segurança e cumprimento da Lei n. 12.965/2014.

5

Quem acessa ou interage com os serviços disponibilizados no domínio defensoria.sp.def.br.