Estrutura

Mais ampla e acessível, nova sede da Defensoria em Marília é inaugurada no centro da cidade

Cerimônia contou com homenagem ao Defensor Bruno Haddad Galvão, falecido em 2022

Publicado em 29 de Julho de 2024 às 16:32 | Atualizado em 29 de Julho de 2024 às 16:34

Defensora Pública-geral e mãe do defensor Bruno Haddad Galvão descerram a placa inaugural

Defensora Pública-geral e mãe do defensor Bruno Haddad Galvão descerram a placa inaugural

A Defensoria Pública de SP inaugurou na última sexta-feira (26/7) sua nova sede no município de Marília. Além da cerimônia de inauguração, foi realizada a 841ª sessão extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública. O prédio fica na Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 164, no centro da cidade. 

A defensora pública-geral, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, destacou que a nova sede é ampla e possibilita o atendimento à população de forma adequada e acessível. “Nosso compromisso é cada vez mais fortalecer a implementação da política pública de forma mais efetiva e mais próxima dos cidadãos e cidadãs”, afirmou. 

O terceiro subdefensor público-geral, Bruno Bortolucci Baghim, ressaltou que o novo prédio conta com estrutura preparada para acolher melhor o público e também proporcionar melhor estrutura de trabalho para defensores/as, servidores/as e estagiários/as. Ele lembrou que, embora atualmente ocupe o cargo na gestão, é defensor público lotado em Marília, onde coordenador tanto a unidade quanto a Regional. 

A atual coordenadora da Regional de Marília, Andrea da Silva Lima, considerou que a inauguração da nova sede representa uma conquista e um avanço para a cidade. “Hoje estamos em uma região mais central, próximo ao terminal rodoviário urbano, garantindo acessibilidade às pessoas, com salas de atendimento privativo e um espaço amplo e climatizado, tudo isso para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários e usuárias”, pontuou. 

Homenagem 

Na cerimônia de inauguração, foi feita uma homenagem ao defensor público Bruno Haddad Galvão, morto em 2022, que atuava em Marília. Compareceram à cerimônia Rosana Haddad Galvão e Fernanda Haddad Galvão, respectivamente mãe e irmã do defensor. Além do descerramento da placa registrando que a nova sede leva o nome de Bruno, sua trajetória foi lembrada nos discursos de seus colegas. 

A cerimônia contou com representantes do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública da União, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos Poderes Executivo e Legislativo municipais. 

Atendimento 

Até então, os atendimentos em Marília ocorriam em dois locais diferentes: na Avenida Sampaio Vidal e na Rua Marrey Junior. No entanto, o crescimento da procura pelos serviços da Defensoria Pública na região tornou necessária o estabelecimento de uma nova unidade, maior e mais bem adaptada, centralizando os atendimentos em um mesmo local. 

Apenas nos primeiros cinco meses de 2024, a unidade realizou mais de 5,5 mil atendimentos, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior parte do público que procura os serviços da instituição na cidade são pessoas idosas ou com deficiência.  

Para solicitar atendimento, é preciso fazer o agendamento pelo site da Defensoria, o www.defensoria.sp.def.br, das 8h às 18h, ou pelo telefone 0800 773 4340, das 7h às 19h.   

A instituição atende pessoas que não tenham condições financeiras para pagar pelos serviços de um advogado. Para isso, é feita uma avaliação para verificar a renda familiar, o patrimônio e os gastos mensais da pessoa. Podem ser solicitados documentos como Carteira de Trabalho e holerite, entre outros, para verificação das informações.    

Em geral, são atendidas pessoas com renda familiar de até 3 salários-mínimos por mês, podendo este limite subir para 4 salários-mínimos, em casos de famílias com mais de 5 integrantes, gastos mensais comprovados com tratamento médico por doença grave ou aquisição de medicamentos de uso contínuo, família que tenha pessoa com deficiência, idosa ou egressa do sistema prisional.