Rede de serviços de atendimento da população em situação de rua

Trata-se de ferramenta para busca, localização e identificação dos serviços que atendem a população em situação de rua no estado de São Paulo. A organização do presente mapeamento tem como referência o território das Regionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP).

Este é um instrumental voltado às/aos profissionais da DPESP, que visa ofertar suporte e facilitação do atendimento ao público, permitindo a identificação de informações para a realização de contato com os equipamentos, encaminhamento da população aos serviços, acesso extrajudicial a direitos, diagnóstico do território para eventual propositura de ações judiciais, além de outras intervenções.

Apenas fazem parte do mapeamento os serviços das localidades que contam com Unidade da Defensoria e seu Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM). Desta forma, Unidades que ainda não possuem o CAM não constam no presente trabalho.

Considerando que esta ferramenta se constitui como material de apoio às/aos profissionais da Defensoria Pública, cuja atualização de seus dados ocorre de forma periódica, a Instituição não se responsabiliza por quaisquer disparidades dos dados nele constantes.

Para sugestões de melhoria da ferramenta, dúvidas e atualizações das informações sobre os serviços, favor enviar e-mail para assessoria.civel@defensoria.sp.def.br, colocando como assunto da mensagem "Georreferenciamento Pop Rua".

Orientações para os encaminhamentos

Antes de realizar qualquer encaminhamento é imprescindível:

  • Verificar se na sua Unidade/Regional existe algum fluxo específico (modelo de encaminhamento, porta de entrada etc.), pactuado com os serviços da rede;
  • Realizar contato prévio com o serviço para confirmar o fluxo de encaminhamento;
  • Discutir, ainda que de forma resumida, o caso com profissional do serviço e informar sobre o encaminhamento que pretende realizar;
  • Confirmar endereço, dias e horários de atendimento para que a/o usuária/o não compareça inutilmente no local informado;
  • Quando o encaminhamento for realizado por escrito, utilizar papel timbrado, colocar o nome da/o profissional do serviço que passou as orientações por telefone, além dos dados do equipamento (endereço, telefone, dia e horário de comparecimento).
Última atualização: outubro/2018.